Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Pais também precisam de pré-natal

Em entrevista, professor do Programa de Saúde Pública da Universidade do Missouri (EUA) afirma que pais precisam de ajuda para controlar o estresse


No pré-natal, a futura mamãe é acompanhada de perto por um médico, que, em consultas periódicas, avalia a saúde da gestante e do bebê. Esse procedimento, porém, está incompleto na opinião de Mansoo Yu, professor do Programa de Saúde Pública da Universidade do Missouri, nos EUA. Em pesquisa publicada recentemente no Journal of Advanced Nursing, ele afirma que os pais também precisam de cuidados no pré-natal, para controlar o estresse que alguns podem enfrentar enquanto esperam o nascimento do filho. Em entrevista por e-mail, Yu explicou ao Meu Filho os resultados do estudo. Confira:

– Por que você decidiu incluir homens no estudo?

Mansoo Yu – Apesar do aumento do envolvimento dos pais na gravidez nas últimas décadas, há poucas pesquisas que examinam a importância do cuidado pré-natal também para eles. Iniciativas e programas nos Estados Unidos, por exemplo, focam na mãe e no bebê. Acredito que os "pais grávidos" (assim como as futuras mães) precisam de atenção e apoio.

– Você estudou casais. Que diferenças encontrou entre eles?
Yu – Analisamos 66 casais americanos de baixa renda para identificar diferenças no bem-estar psicossocial em termos de estresse, apoio social e autoestima. Uma das principais diferenças é que homens lidam com questões relacionadas à gravidez da mesma forma que o fazem com problemas financeiros, enquanto mulheres lidam com a gestação de maneira emocional. Aparentemente, homens se preocupam mais com o que acontecerá depois de a criança nascer (orçamento para comprar as coisas para o bebê, por exemplo), enquanto as mulheres estão mais focadas no cuidado pré-natal.

– Que tipo de cuidados deveriam ser observados para os pais antes de o bebê nascer?
Yu – O cuidado pré-natal para pais inclui: 1) desenvolver habilidades de bem-estar psicossocial (como conseguir lidar com a ansiedade, o estresse etc.), 2) preparar-se para mudanças em potencial (orçamento, como criar os filhos, entender o papel do pai e o relacionamento com outros etc.), e 3) promover habilidades de comunicação (exercitar-se junto com a mulher e ir às consultas de pré-natal com ela são boas oportunidades para compartilhar sentimentos e planos).

– O pré-natal masculino é tão importante a ponto de ser incluído nas práticas obrigatórias durante a gravidez?

Yu – É muito importante que os profissionais considerem incluir os cuidados com os pais como parte regular dos programas de pré-natal. Isso pode encorajar homens a ter um papel proativo na gravidez, o que também ajuda a melhorar a saúde do bebê e da mãe. Se a mulher considerar o parceiro não confiável, poderá ver a gestação como não desejada. Isso, por sua vez, é associado a atrasos no pré-natal.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário