Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Portugal: Cancro da Mama: A importância do diagnóstico precoce

De modo a assinalar o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama, que se comemora a 30 de Outubro, o hospitalcuf infante santo recomenda o auto-exame mamário a todas as mulheres a partir dos 20 anos e a primeira mamografia por volta dos 40 anos.
Como não há maneira de evitar o cancro da mama, é fundamental diagnosticar o mais cedo possível, para que as opções de tratamento sejam as menos agressivas. “Actualmente o melhor exame de diagnóstico precoce é a realização periódica de uma mamografia e da ecografia mamária. Regra geral, esta vigilância deve ser iniciada a partir dos 40 anos, efectuando o exame de dois em dois anos até aos 50 anos, anualmente até aos 65 anos e de dois em dois anos a partir dessa idade”, refere Luís Mestre, coordenador da unidade de Senologia do hospitalcuf infante santo.

O auto-exame mamário também é muito importante no esforço do diagnóstico do cancro da mama e deverá ser realizado a partir dos 20 anos.

“Todas as mulheres devem fazer o auto-exame da mama e a melhor altura é a semana a seguir ao período menstrual. No duche, deitada ou em pé, a mulher deve colocar uma das mãos atrás da cabeça e utilizar a outra mão para palpar a mama do lado oposto” aconselha o senologista.

Em Portugal são diagnosticados entre 3 mil e 3500 novos casos de cancro da mama por ano, uma média de 9 a 10 novos casos por dia. Em cada cem pessoas portadoras da doença, apenas 1 por cento é homem. Cerca de 75 por cento dos cancros da mama aparecem depois dos 50 anos e verifica-se uma maior incidência da doença em indivíduos caucasianos.

Fonte Destak

Nenhum comentário:

Postar um comentário