Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Estudo diz que mulher que come biscoito tem mais chance de ter câncer de útero

Risco chega a ser 42% maior quando consumo é de mais de três vezes por semana

Comer regularmente biscoitos, bolos ou pães pode aumentar significativamente as chances de uma mulher desenvolver câncer de útero, revela um novo estudo do Instituto Karolinska, na Suécia. As informações são do DailyMail.

Mas basta comê-los mais de três vezes por semana para o risco de ter um tumor saltar para 42%.

A descoberta partiu de um estudo que analisou os hábitos alimentares de mais de 60 mil mulheres na Suécia. Com ela, os cientistas queriam investigar as ligações entre as dietas açucaradas e o desenvolvimento de tumores no útero.

Esse tipo de câncer afeta ao menos 6.400 mulheres por ano no Reino Unido e mata por volta de 1.000 anualmente.

Embora os riscos sejam conhecidos por contribuir com o aumento do ganho de peso, os pesquisadores queriam saber se havia uma ligação direta entre a quantidade de alimentos doces consumidos e o aparecimento de câncer.

Eles estudaram os dados de milhares de mulheres que, em 1987, completaram questionários sobre dieta, estilo de vida, peso e saúde em geral. Dez anos depois, aquelas que ainda estavam vivos receberam as mesmas perguntas novamente.

Todas as mulheres foram questionadas sobre quão frequentemente adicionavam açúcar em suas bebidas quentes ou nos alimentos, assim como de quanto era a variedade de alimentos açucarados que consumiam.

Eles descobriram que as mulheres que comiam bolos ou biscoitos com frequência estavam mais propensas a ter câncer.

A mesma pesquisa concluiu também que entre aqueles que ultrapassavam um consumo total de 35 gramas de açúcar por dia - o equivalente a cerca de sete colheres de chá - enfrentavam um aumento de 36% na chance de contrair o câncer.

Diante disso, os cientistas afirmam que as dietas ricas em açúcar podem afetar o risco de desenvolver um câncer de várias maneiras. Uma delas é que a sobrecarga de açúcar faz o corpo liberar mais insulina, que por sua vez, pode estimular o crescimento excessivo de células do endométrio, o revestimento do útero.

Outra é que ele aumenta os níveis do hormônio estrógeno, que já foi mostrado para ativar o crescimento descontrolado de células - uma característica chave do câncer.

Em um relatório sobre suas descobertas, publicadas na revista Cancer Epidemiology, Biomarkers and Prevention, os pesquisadores disseram que "estes dados podem ser de grande importância para a saúde pública, se forem confirmados por outros estudos em outras populações.

Yinka Ebo, gerente sênior de informação de saúde do Cancer Research UK, disse que manter um peso saudável e manter-se fisicamente ativos são as melhores maneiras de reduzir o risco de câncer de útero.
- Este estudo mostra que comer muito açúcar e alguns alimentos açucarados pode aumentar o risco de câncer de útero, mas nós precisamos ver esses resultados repetidos em outros estudos de grande porte como este antes de podermos tirar qualquer conclusão.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário