Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Sabonete íntimo não deve ser usado em excesso

Produto funciona como um auxílio na higienização feminina

 A cada dia surgem novos produtos voltados para a beleza e principalmente para a saúde feminina. Os sabonetes íntimos estão na lista e aparecem com uma grande variedade de marcas e fragrâncias.

Mas apesar disso, ainda existem dúvidas em relação à necessidade do produto e se ele é mesmo indispensável para a higiene íntima. A ginecologista Milca Chade, que afirma considerar o sabonete íntimo necessário, desde que usado de forma correta.

“O sabonete íntimo funciona como um auxílio na higienização feminina, porque além do banho em si, ele permite uma melhor remoção dos resíduos e da secreção acumulada da região”, diz.

Algumas substâncias presentes nele, como o ácido láctico, retiram a sujeira da pele e, além disso, controlam o pH vaginal. “O principal atributo do sabonete íntimo é que o pH dele é mais ácido, semelhante ao da mucosa vaginal, podendo evitar o aparecimento de fungos e bactérias, pois não elimina a acidez natural. Já uma lavagem só com água ou sabonete normal não limpa por a região por completo”, afirma.

Milca ressalta que o uso em excesso pode remover a camada protetora da vagina, deixando-a mais suscetível à infecção. O correto é aplicar o produto uma ao dia, recomenda a médica.

A ginecologista sugere que as mulheres escolham sabonetes que contenham ácido láctico, triclosan, bisabolol, mentol e timol para evitar irritação.
“Irá depender também se a mulher for alérgica a qualquer uma das substâncias presentes nele, nesse caso, mesmo com todos esses cuidados será inevitável uma irritação. Tirando mulheres que são alérgicas, não há restrição do produto quanto à idade ou outros fatores”, conta.

Chade orienta também que os sabonetes sejam aplicados apenas na parte externa da vagina. “Ducha vaginal não é recomendada para fazer a higiene com esses produtos”, conclui.

Fonte Band

Nenhum comentário:

Postar um comentário