Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 24 de agosto de 2011

HNSG cria projeto preventivo contra infecção hospitalar

Iniciativa tem como o principal objetivo a construção integrada do conhecimento em assuntos fundamentais relacionados à prevenção de infecções

Com a meta de intensificar as ações preventivas contra infecções hospitalares, o Hospital Nossa Senhora das Graças implantou o projeto Respiras, (Rede de Sensibilização em Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde – IRAS).

De acordo com a instituição, é uma iniciativa que tem como o principal objetivo, a construção integrada do conhecimento em assuntos fundamentais relacionados à prevenção de infecções no ambiente hospitalar.

As infecções adquiridas durante o tratamento de saúde são as principais causas de morbidade e mortalidade ocorridas em ambiente hospitalar. Apesar de fazerem parte do dia a dia hospitalar, a maioria das infecções hospitalares pode ser evitada com medidas de prevenção baseadas em conhecimento técnico adequado e apoio administrativo.

Segundo o hospital, o nome “Respiras” está relacionado aos alvéolos pulmonares conectados, que precisam “respirar” para a manutenção da vida. Para colocar o projeto em prática, o HNSG irá realizar palestras mensalmente destinadas aos enfermeiros.

Os encontros serão estruturados com conhecimento técnico e com dinâmicas que possam reforçar o aprendizado. Inicialmente, o convite é para a equipe de enfermeiros que são os gestores assistenciais mais próximos aos pacientes.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário