Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 13 de setembro de 2011

Cirrose hepática atinge dois em cada 10

As principais causas da doença são o uso diário e abusivo de bebidas alcoólicas

Os pacientes com cirrose hepática representam 20% dos mais de mil atendimentos ambulatoriais do serviço de hepatologia do Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo - responsável pelo levantamento-, unidade da Secretaria de Estado da Saúde.

Dentre as principais causas da doença está o uso abusivo e diário de bebidas alcoólicas. O álcool inflama e destrói gradualmente as células do fígado e, consequentemente, fica tomado por pequenas cicatrizes, causando a cirrose hepática. Estima-se que em torno de 15% dos alcoólatras cheguem a esta etapa em um período entre 10 e 15 anos de dependência.

“O acompanhamento com o especialista e a aderência ao tratamento medicamentoso retardam a evolução da patologia, mas é fundamental que o doente não faça a ingestão de nenhum tipo de bebida alcoólica, nem em pequena quantidade”, destaca o médico coordenador do serviço, Carlos Baia.

As complicações decorrentes da doença podem acontecer lentamente e desencadear o acúmulo de água na barriga, inchaço nas pernas, confusão mental, ou com desenvolvimento de câncer no fígado e hemorragias digestivas.

Hepatites virais,do tipo C, geralmente desencadeiam a cirrose. Por isto é importante realizar o teste laboratorial através do exame de sangue. “Prevenção é sempre a melhor escolha. Além disso, esse tipo é o mais silencios, tornando mais difícil o combate à doença. Por isso a necessidade de um diagnóstico precoce”, explica o hepatologista.

O transplante de fígado só é indicado em casos muito graves, quando o paciente já está com as funções vitais totalmente comprometidas.

"Uma das características do álcool é induzir tolerância e a pessoa precisa de uma quantidade cada vez maior para sentir o mesmo efeito de 'relaxamento' inicial”, finaliza Baia.

Fonte Band

Nenhum comentário:

Postar um comentário