Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 13 de setembro de 2011

Memorização só se desenvolve por completo na fase adulta

As crianças possuem memória, mas o desenvolvimento da capacidade de recordar a origem das informações é mais lento. Um novo estudo revela que essa capacidade se expande durante a adolescência e o desenvolvimento pleno ocorre apenas na fase adulta.

Os autores da pesquisa, que pertencem à Universidade de Saarland, na Alemanha, aplicaram testes de memória em duas etapas para crianças, adolescentes e adultos jovens.

Na primeira, os participantes viram imagens na tela de um computador e indicaram se elas eram repetidas ou não, selecionando para isso um botão para "novo" e "velho".

Em seguida, o grupo recebeu um teste semelhante, que incluía algumas imagens do primeiro teste.

Embora a capacidade de memorização melhorasse de modo geral com a idade, a capacidade de reconhecer a fonte das informações retidas na memória --avaliada no segundo teste-- era particularmente fraca nas crianças.

O desempenho de adolescentes e adultos foi igualmente bom, mas com uma diferença significativa entre eles.

Ao usarem uma touca de eletrodos, somente os adultos mostraram padrões sofisticados de atividade enquanto buscavam a fonte da memória, afirma Volker Sprondel, principal autor do estudo e psicólogo da Saarland.

Apenas com o uso de medições comportamentais, os pesquisadores não teriam detectado a diferença entre adultos e adolescentes, explica Sprondel.
Segundo ele, a descoberta sugere que quando se pede a crianças e adolescentes para comprovarem a fonte das informações contidas em suas memórias, eles devem ser questionados com cautela.

A descoberta é relatada na revista "Child Development".

Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário