Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Bactéria em melões mata 18 pessoas nos EUA

Listeria é muito perigosa para idosos e grávidas

Ao menos 18 pessoas morreram e cem ficaram doentes nos Estados Unidos desde o fim de julho, depois de ingerir melões infectados com a bactéria listeria, na pior intoxicação alimentar no país em mais de uma década.

Os casos foram reportados em 20 Estados, devido a melões procedentes da firma Jensen Farms, com sede no Colorado (oeste do país). O número anterior de casos, anunciado na sexta-feira, era de 15 mortos e 84 doentes.

As autoridades sanitárias advertiram para um possível aumento das vítimas, devido ao longo período em que a bactéria fica encubada, o que faz com que uma pessoa adoeça até dois meses depois de consumir um produto contaminado.

Os pesquisadores ainda tentam averiguar como a fruta se contaminou. Esse é o primeiro surto conhecido de listeria em melões.

A listeriose é especialmente perigosa para os idosos, pessoas com sistema imunológico debilitado e mulheres grávidas, podendo causar aborto espontâneo ou morte do feto.

Embora os únicos melões relacionados com o surto tenham sido os cultivados na Jensen Farms e nenhum deles tenha sido exportado, as autoridades americanas aconselharam os consumidores a descartar um melão se não estiverem certos de sua origem.

O CDC (Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos), diz que a pessoa deve jogar o melão fora imediatamente, mesmo que ela tenha comido parte da fruta e não tenha ficado doente.

– A listeria pode proliferar no melão em temperatura ambiente e na geladeira.

A listeriose pode causar diarreia, febre, dores musculares e outros sintomas similares à gripe. Na maioria dos casos, a bactéria se propaga do intestino até a corrente sanguínea, mas pode se tratada com antibióticos.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário