Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Toddynho: Análise revela achocolatado com pH semelhante ao da soda cáustica

Rio Grande do Sul tem 29 casos de pessoas que tiveram problemas após tomar Toddynho

Os primeiros resultados de um teste feito no Rio Grande do Sul a partir de amostras do achocolatado Toddynho indicam um pH 13,3, índice muito alto para um alimento e próximo do registrado na soda cáustica.
O CEVS (Centro Estadual de Vigilância em Saúde) informa em nota que até esta terça-feira (4) foram registradas 29 notificações de pessoas apresentando sintomas como sensação de ardência e irritação na mucosa da boca após a ingestão do achocolatado Toddynho, caixa de 200 ml.

Os casos estão espalhados por 12 municípios do Rio Grande do Sul.

O pH é um índice que vai de 0 a 14. Uma substância é neutra quando apresenta o pH 7, ácida para índices menores de sete e alcalinas quando forem maiores que sete, como é o caso da soda cáustica.

As amostras do lote L4 32 06:08, divulgadas na semana passada, com data de validade 19/02/12, foram as que passaram pelo teste no Lacen (Laboratório Central do Estado).

- Como os casos informados estão também se referindo a outros lotes, novas amostras estão sendo recolhidas e encaminhadas para análise.

O CEVS diz que comunicou à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), uma vez que o produto tem distribuição nacional, e emitiu um alerta às autoridades sanitárias regionais e municipais de todo o Estado, determinando a interdição cautelar de todos os lotes do produto no comércio distribuidor e varejista.

A orientação à população, segundo o órgão, é que ninguém deve consumir o achocolatado da marca Toddynho, caixa de 200 ml, de qualquer lote, até que resultados da investigação e análises demonstrem quais lotes estão impróprios para o consumo.

Caso tenha ingerido o produto, de qualquer lote, e tenha apresentado sintomas como os até agora relatados (sensação de ardência, irritação e/ou lesões na mucosa da boca), é preciso procurar atendimento médico.

Também é preciso entrar em contato com a Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de seu município ou o Disque-Vigilância do CEVS, por meio do fone 150.

O produto precisa ser mantido na embalagem original, fora do alcance de crianças e, se aberto, em refrigeração.

Por meio de um comunicado, a PepsiCo, fabricante do produto, comunicou o recolhimento do lote L4 32 05:30 a L4 32 06:30, validade 19/02/12, do produto Toddynho Original, distribuído no Rio Grande do Sul.

- Devido a uma falha pontual do processo produtivo, cerca de 80 unidades estão impróprias para o consumo. Se você encontrar produtos deste lote, não os consuma e entre em contato com o SAC PEPSICO 0800 703 2222. Os produtos Toddynho não correspondentes ao lote acima identificado encontram-se em perfeitas condições para consumo.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário