Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Presidente da Anvisa afirma que é papel da agência definir regras para uso de emagrecedores

Em entrevista à Rádio Gaúcha, Dirceu Barbano falou sobre a reação do Conselho Federal de Medicina após decisão dessa terça-feira

Apesar da reação dos médicos após a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por manter a venda de sibutramina e optar pela suspensão das drogas anfetamínicas usadas no tratamento de obesidade, o presidente da agência, Dirceu Barbano, mantém a posição e garante que anfepramona, mazindol e femproporex estarão fora das farmácias dentro de 60 dias.

— Os médicos têm um papel muito relevante na sociedade, mas o órgão que tem o dever de se manifestar acerca das tecnologias que podem ser utilizadas no tratamento é a Anvisa — disse Barbano, em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, nesta quarta-feira.

O presidente da agência disse considerar legítima a busca do Conselho Federal de Medicina pela reversão da decisão na justiça, porém afirma que isso pode passar uma mensagem "perigosa" à sociedade:

— É um direito de qualquer cidadão, mas não é salutar nesse momento em que a agência se empenha em passar uma mensagem de segurança ao consumidor, para que ele possa ter clareza sobre o nível de risco desses produtos.

Barbano destacou ainda que, ao final desse processo, a agência concluiu que o sistema de vigilância sanitária permite um controle que pode possibilitar durante mais um período o uso da sibutramina, diante da prescrição médica aos pacientes que precisam ser tratados. Segundo ele, o estudo que levou à proibição da sibutramina nos Estados Unidos e na Europa não abrangem a totalidade dos pacientes que poderiam ser beneficiados e permitem avaliações diferentes.

O prazo de 60 dias para a retirada das anfetaminas das farmácias, de acordo com Barbano, é para que o paciente possa procurar seu médico e discutir alternativas ao tratamento.

Ouça a entrevista:


Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário