Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 5 de outubro de 2011

SP vai treinar agentes de saúde em 15 minutos para intensificar combate à dengue tipo 4

A Secretaria da Saúde de São Paulo apresentou nesta segunda-feira (3) um plano de fortalecimento do combate à dengue no estado.

Além de reforçar as ações tradicionais de prevenção contra a doença, o Plano Estadual de Intensificação das Ações de Vigilância e Controle da Dengue para 2011-2012 pretende fazer treinamento rápido, com duração média de 15 minutos, de agentes da saúde e monitorar a entrada do vírus da dengue do tipo 4, que chegou ao estado este ano.

“Muitos brasileiros não tiveram contato com esse tipo de vírus. Consequentemente, essa população está exposta à dengue do tipo 4”, disse o diretor do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, médico infectologista David Uip. Até hoje, acrescentou, Até hoje, ela não causou grandes pandemias ou grandes epidemias. “De qualquer forma, ninguém vai pagar para ver se isso continuará desse jeito”.

O plano é voltado principalmente aos 283 (43%) municípios paulistas considerados de risco alto ou muito alto para a ocorrência de dengue no próximo verão. Nesses municípios serão feitos o exame NS1, que identifica os subtipos de vírus em circulação. De acordo com a secretaria, a medida tem como objetivo monitorar a circulação viral e identificar precocemente o vírus tipo 4 da dengue. Até agora, ele está restrito a três municípios da região de São José do Rio Preto.

“A população que já foi acometida pelos outros três tipos de dengue não está imune a dengue tipo 4, ou seja, é como se estivesse exposta novamente a doença. Praticamente toda a população do estado está sujeita a ter esse novo tipo de dengue”, ressaltou o secretario de Saúde, Giovanni Guido Cerri.

O plano prevê o treinamento rápido de agentes da saúde nos 67 municípios considerados prioritários no estado. Também está prevista a montagem de hospitais de campanha, que oferecerão tratamento especializado. Essas unidades vão ajudar os municípios com maior incidência de casos para desafogar os hospitais e postos de saúde.

Segundo balanço da Secretaria da Saúde, o número de casos de dengue no estado de janeiro a agosto deste ano foi 56,8% inferior ao registrado no mesmo período de 2010. Foram 81.248 casos autóctones (com transmissão dentro do estado) em 2011 ante 188.201 casos em 2010.

Do total de casos de dengue em todo o estado, 19,3% estão concentrados em Ribeirão Preto, que teve 15.743 ocorrências nos oito primeiros meses do ano. Outras sete cidades registraram mais de 2 mil casos: São Paulo (4.298), Bauru (4.387), Taubaté (3.969), Campinas (2.736), Araraquara (2.566), Limeira (2.352), Lorena (2.269).

Fonte Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário