Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Conselho Federal de Medicina vai recorrer à Justiça contra proibição de emagrecedores

O Conselho Federal de Medicina (CFM) vai recorrer à Justiça contra decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de banir do mercado os remédios para emagrecer à base de anfetaminas e manter o uso dos derivados de sibutramina com restrições.

O conselho vai definir ainda esta semana quais serão as medidas judiciais que adotará contra a decisão da Anvisa. A entidade defende o uso dessas fórmulas como auxiliares no tratamento de pacientes com obesidade e pede o fortalecimento de mecanismos de controle do uso de medicamentos.

“Após avaliar a eficiência dessas substancias, inclusive considerando seus eventuais riscos, o CFM se mantém contrário a sua proibição, o que prejudica médicos e pacientes”, disse o conselho em nota.

A entidade é favorável ao fortalecimento de mecanismos de controle de comercialização e de ações educativas em larga escala para evitar uso indiscriminado de remédios emagrecedores.

De acordo com o CFM, o tema será levado a debate em sessão plenária da entidade, prevista para ocorrer de 5 a 7 de outubro. “É quando serão definidas as medidas judiciais cabíveis para proteger a saúde da população e garantir a autonomia dos médicos na escolha das opções terapêuticas reconhecidas cientificamente.”

Fonte Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário