Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Tênis com GPS rastreia idosos com demência

Tênis GPS
Objetivo é fazer com que pacientes com Alzheimer não se percam

Uma empresa americana criou um tênis com GPS (sistema de localização) para ajudar familiares de pessoas com mal de Alzheimer a “rastreá-las” e evitar que elas se percam. A doença é a forma mais freqüente de demência entre idosos e causa um declínio da capacidade de funções intelectuais, incluindo a orientação no espaço.

Andrew Carle, professor da Universidade George Mason, que serviu de consultor do projeto, diz que o objetivo do produto é evitar episódios constrangedores com as pessoas mais velhas.

– É especialmente importante para pessoas que estão nos estágios iniciais da doença e não estão em situação de risco tão grande. Eles podem estar em casa e ficar confusos, sair para uma caminhada e se perder por dias.

O sistema de GPS, que é implantado na sola do calçado, permite monitorar a localização do portador de demência e também estabelece uma região em que é seguro que ela esteja – se ela sair dessa área, é emitido um alerta.

O produto, desenvolvido pelas empresas GTX e Aetrex Worldwide, deve custar cerca de R$ 510 (US$ 300).

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário