Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Cartilha ensina a chegar à terceira idade com saúde

Com o passar dos anos deve-se aumentar a quantidade de ingestão de água

Sim, é possível chegar à terceira idade com saúde. Preocupada com a qualidade de vida dos idosos, a SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Grontologia), elaborou uma cartilha. Nela, estão contidas dicas que apontam os problemas mais comuns com os passar dos anos e o que é possível fazer para amenizá-los.

Segundo a SBGG, por volta dos 25 anos o corpo humano inicia uma série de transformações características do envelhecer. A composição corporal se altera, com uma diminuição da água nas células. Em contrapartida, a gordura aumenta, especialmente nos quadris e abdômen.

Há perda muscular e o ritmo de renovação celular decai em todos os órgãos. Veja algumas dicas da SBGG para amenizar os efeitos do tempo no corpo:

PeleCom o passar dos anos deve-se aumentar a quantidade de ingestão de água. Com a idade, o centro da sede perde a sensibilidade e passa a não transmitir o alerta adequado. Idosos podem passar dias sem ter sede e sem beber água. A falta do líquido resseca a pele, o que pode provocar coceiras e infecções. Pois quando a pele fica seca, ela rompe ao menor traumas que podem infectar.

Musculatura A prática de atividade física é fundamental. Com o passar dos anos os músculos diminuem e o risco de quedas aumenta.

Paladar As papilas gustativas diminuem e com isso ocorre o risco de aumentar a quantidade de sal e açúcar nos alimentos. É fundamental manter em dia a higiene bucal com foco na língua, que deve ser escovada para retirar a camada saburrosa que cobre as papilas gustativas.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário