Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Radiocirurgia: Aparelho disponível na rede pública trata câncer sem cortes

O Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira) é o primeiro hospital público do Brasil a adotar uma técnica inédita de radiocirurgia. A terapia, mais curta, trata pacientes com câncer que não podem se submeter aos riscos de uma cirurgia convencional, por motivos clínicos, segundo a Secretaria de Estado da Saúde.

O tratamento é indicado para tumores primários e metástases localizadas no pulmão e na coluna vertebral, desde que sejam isolados e tenham até 5 cm de diâmetro.

A tecnologia de ponta concentra uma grande dose de radiação em focos específicos, causando a morte das células cancerosas pela quebra do seu DNA, além de chance mínima de danos aos tecidos sadios.

Mesmo havendo uma pequena movimentação do tumor provocada pela respiração, o equipamento ainda possibilita que apenas a área programada seja tratada. O aparelho ajusta os disparos quando o tecido saudável fica à frente do dispositivo emissor da radiação.

O procedimento dura cerca de uma hora e libera o paciente para voltar a sua rotina imediatamente, de acordo com o órgão.

Antes de começar o tratamento, uma equipe de médicos e físicos gera uma imagem do tumor pelo equipamento, para posicionar o alvo que será submetido à radiocirurgia.

Por conta dessa precisão, a técnica promove maior proteção dos tecidos vizinhos contra a radiação em comparação ao tratamento de radioterapia convencional.

A secretaria ainda informou que, apesar de receberem uma dose elevada de radiação, os pacientes apresentam maior tolerância à nova técnica.

O período de tratamento também é mais curto, sendo necessárias de uma a cinco aplicações. O número sobe para cerca de 30 quando é aplicada a radioterapia comum.

Fonte Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário