Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Exames: Espirometria

O que é
Exame que avalia a função respiratória, através da medida da quantidade e da velocidade com que o ar entra e sai dos pulmões. Com aparelhos especiais, pode-se avaliar também o volume total do pulmão e a capacidade de transferir oxigênio para o sangue.

Para que serve
Detecta a presença de problemas e obstruções nos pulmões e brônquios. A espirometria também é usada para avaliar a capacidade pulmonar de indivíduos com sintomas respiratórios (principalmente falta de ar e chiados), e também de pacientes com risco elevado para doenças pulmonares.

Preparo
Não é necessário jejum, mas o paciente não deve fumar nem beber café e chá nas 6 horas que antecedem o exame. Algumas medicações devem ser suspensas antes, a critério médico, principalmente os broncodilatadores. As instruções completas devem ser repassadas pelo local onde será feito o exame.

Valores de referência
O resultado é fornecido sob a forma de laudo, com análise do médico sobre os valores obtidos.

Fonte IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário