Quer parecer mais jovem? Há uma forma simples de o fazer: sorrindo
Rir pode mesmo ser o melhor remédio. Ou então uma alternativa ao elixir da eterna juventude, avança um estudo recente publicado na revista Psychology and Aging. É que, mostra a investigação, quando as pessoas observam imagens de gente a sorrir, tendem a atribuir-lhes uma idade mais jovem.
«Embora as estimativas de idade possam muitas vezes ser baseadas em pistas múltiplas, há muitas situações em que uma fotografia do rosto de uma pessoa é a única informação que está imediatamente disponível», referiu a propósito Manuel C. Voelkle, investigador do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano, em Berlim, na Alemanha. Situação que acontece com as redes sociais, o que revela a importância das primeiras impressões.
E apesar das imagens dos rostos felizes puderem ser enganadoras, o estudo confirma que o sorriso torna as pessoas mais atraentes, o que pode fazê-las parecer mais jovens.
No estudo, 154 adultos jovens, de meia-idade e mais velhos foram convidados a adivinhar a idade de 171 homens e mulheres, através de 2 052 fotografias que exibiam rostos com uma expressão neutra, de irritação, medo, revolta, felicidade e tristeza.
E os resultados não deixam dúvidas: as expressões faciais têm uma grande influência sobre a estimativa feita no que diz respeito às idades. Em relação aos rostos que aparentavam felicidade ou mostravam sorrisos, a idade atribuída aos fotografados era, em média, inferior em dois anos à idade real.
Fonte Destak
Nenhum comentário:
Postar um comentário