Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Veja como manter ritmo de exercícios durante o período menstrual

Em certas fases do ciclo é melhor fazer atividades mais leves

Você se sente a vontade para praticar exercícios durante o período menstrual? Saiba que não há a mínima contraindicação para mulheres que queiram praticar atividades físicas nessa fase.

No entanto, o desempenho físico pode sofrer alterações devido às alterações hormonais. O ciclo menstrual possui três fases: luteinica, folicular e ovulatória. A primeira se dá quando um folículo do ovário, que estava em crescimento, se rompe quando não há fecundação e se transforma numa massa amarela que amadurece e é levada pelo sangue. É a fase em que surge a TPM (tensão pré-menstrual) e sintomas como enxaqueca, irritabilidade e retenção de líquido.

Essas sensações prejudicam a prática de exercícios. Quando a menstruação chega, a mulher pode ainda ter cólicas abdominais, cansaço, e inchaço, já que a hemorragia uterina tende a diminuir a hidratação e o volume de sangue na corrente sanguínea.

Nessa fase deve-se evitar exercícios mais pesados e adotar os mais relaxantes, como o alongamento, por exemplo. Os exercícios aeróbicos podem e devem ser praticados no período folicular, quando acontece o crescimento do folículo no ovário, que demora uma média de 14 dias.

Nessa fase o organismo feminino retém menos líquido e maior consumo de oxigênio, o que aumenta a disposição para atividades físicas. Quando começa a ovulação, a capacidade feminina de realizar esforços físicos também aumenta, levando a mulher a ter um melhor desempenho nos exercícios.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário