Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Secretário de Saúde do Rio doa sangue para incentivar população; estoque do Hemorio teve 30% de queda

Preocupado com a queda do número de doadores de sangue no Instituto Estadual de Hematologia (Hemorio), de 30% nos últimos dois meses em relação ao mesmo período do ano passado, o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, compareceu hono último dia 10 ao instituto para doar sangue e, assim, estimular a população a fazer o mesmo.

Em função do declínio no número de doações, os 180 hospitais da rede pública que o Hemorio atende estão adiando as cirurgias. De acordo com o secretário, o atraso nas cirurgias será resolvido com a participação da população na doação de sangue. Caso contrário, os procedimentos cirúrgicos não poderão ser efetuados. "Se não tiver sangue no banco dos hospitais, as cirurgias não serão realizadas”.

Côrtes disse estar confiante na generosidade da população. "A população carioca é sempre solidária, sabe da importância de uma transfusão de sangue quando tem um parente que precisa realizar o procedimento cirúrgico e o transtorno que isso causa. Se você doou recentemente e não pode doar, pede para um amigo doar", pediu o secretário.

Para a coordenadora do Núcleo Interno de Regulação do Hemorio, Delaine Sidlarczyk, a queda do estoque dos bancos de sangue está associada à falta de hábito da população em contribuir durante o ano, deixando para fazê-lo apenas em momentos graves. "As pessoas respondem muito a apelos com grandes tragédias. Quando nós tivemos o problema com Friburgo [enchente], as pessoas foram solidárias. Mas ainda não tem a cultura da doação independentemente de ter um acontecimento que mobilize essa população", disse.

Ela ressaltou que, mesmo com estratégias adotadas tanto pelo instituto, como pelo governo federal, que estendeu a doação a menores de idade, o Hemorio não consegue manter a média de 3% da população em idade de doação, estipulada pelo Ministério da Saúde para que não haja falta no abastecimento. Segundo dados do Hemorio, para suprir a necessidade no armazenamento de sangue, seria necessária a coleta de 500 bolsas por dia. Hoje, essa coleta fica em torno de 350 bolsas.

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 68 anos, pesar mais de 50 quilos, estar bem de saúde e apresentar um documento de identidade oficial com foto.

Fonte Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário