Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Solidão, mesmo inconsciente, pode influenciar qualidade do sono

Sentir-se isolado e desconectado das pessoas ao seu redor pode impedir que você tenha uma boa noite de sono, mesmo se você não estiver ciente disso. Este é o resultado de um estudo que sugere que pessoas solitárias tendem a ter mais agitação noturna e interrupções do sono.

De acordo com os autores, em parte isso pode explicar por que a solidão tem sido associada com problemas de saúde como pressão alta, doenças cardíacas e depressão. “Em experimentos realizados em laboratório, quando as pessoas são intencionalmente acordadas várias vezes, isso parece ter efeito sobre seu metabolismo. A sensibilidade à insulina cai, quase sugerindo que um sono ruim poderia colocá-los em maior risco de diabetes tipo 2, por exemplo”, explica a pesquisadora Lianne Kurina, da Universidade de Chicago, nos EUA.

No estudo, a ligação entre solidão e interrupções de sono persistiu mesmo após os pesquisadores levarem em conta o estado civil e o tamanho da família. Para a autora, isso ressalta uma importante distinção entre a solidão e o isolamento social: a quantidade de pessoas que sentem solidão, em última análise, depende de como elas percebem sua situação social, e não da situação por si só.

Quanto maior a solidão, maiores as perturbações do sono
O estudo envolveu 95 participantes que tinham fortes conexões sociais no interior dos EUA. Os participantes relataram quantas vezes sentiam a falta de companheirismo, se sentiam deixados de fora ou isolados dos outros, etc. Os pesquisadores usaram essas respostas para criar uma escala de solidão padrão.

Então, por uma semana, os participantes usaram um dispositivo de pulso à noite que registrava o movimento do corpo e a perturbação do sono.

De acordo com os resultados, mesmo pequenas diferenças em seus graus de solidão tiveram um impacto sobre o sono. Cada aumento de um ponto na escala de solidão foi associado com um aumento de 8% em perturbações do sono e inquietação.

Para autora, solidão só é ruim quando se torna crônica
Segundo a pesquisadora, faz sentido que alguém que se sinta sozinho e vulnerável possa acordar mais facilmente durante a noite, já que os primeiros seres humanos podem ter desenvolvido esta tendência para se proteger contra ameaças em potencial. Mesmo agora, sentimentos de solidão podem ser saudáveis, pois eles encorajam os seres humanos a fazer conexões sociais. No entanto, problemas podem surgir se a solidão se tornar crônica.

“As pessoas muito solitárias, que sentem isso há um bom tempo, podem começar a esperar rejeição, até o ponto onde se torna uma profecia autorrealizável”, diz Kurina. Por esta razão, não é sempre útil dizer a alguém que se sente isolado e inseguro para apenas fazer amigos, arrumar um animal de estimação ou procurar um amor.

Para a autora, mais pesquisas serão necessárias para determinar se estas perturbações de baixo nível podem ter efeitos sobre a saúde, semelhantes aos observados em experimentos anteriores. “Mas parece plausível que as consequências para a saúde sejam comparáveis”, finaliza.

Fonte oqueeutenho.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário