Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Agências do governo se contradizem sobre troca de próteses

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) contradisse nesta quinta-feira o anúncio da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) feito um dia antes.

Na quarta-feira, o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, afirmou que a troca de implantes mamários rompidos das marcas PIP e Rofil teria cobertura do SUS e dos planos de saúde, independentemente da motivação que levou à primeira cirurgia.

Ou seja, a decisão beneficia todas as mulheres que colocaram implantes em cirurgias de reparação ou estéticas que tenham a prótese rompida.

O anúncio ocorreu após uma reunião com entidades médicas e os ministérios da Saúde e Justiça. A informação foi confirmada, em seguida, pela assessoria de imprensa do Ministério da Saúde.

Mas a ANS soltou uma nota na tarde de hoje que contraria a Anvisa, afirmando que a oferta da nova prótese pelos planos não seria estendida a pacientes que colocaram os implantes por razões estéticas.

"Nos casos em que a colocação da prótese tenha finalidade estética, também é obrigatória a cobertura de eventuais complicações (...), mas [ela] não inclui o fornecimento de nova prótese", dizia o texto em sua primeira versão.

Na segunda versão, esse trecho foi omitido do texto pela ANS considerar que a questão da nova prótese será tratada na reunião marcada com a Anvisa amanhã. A norma da ANS estabelece que novas próteses não são garantidas em caso de cirurgias estéticas.

Segundo a Folha apurou, a Anvisa recebeu um dia antes do anúncio a orientação do Ministério da Saúde de que havia entendimento com a ANS para a oferta das próteses pelos planos em cirurgias para fins estéticos ou reparadoras.

Questionado pela reportagem, Barbano respondeu pelo Twitter que a informação dada pela ANS no início da tarde seria "corrigida de acordo com o que foi comunicado ontem [quarta-feira]".

Procurado, o Ministério da Saúde reforçou a alteração na nota feita pela ANS e a posição do SUS de realizar as cirurgias de troca das duas marcas.


Editoria de arte/folhapress

Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário