Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Hormônio produzido pelo intestino ajuda diabéticos a perderem peso

Cientistas consideram a possibilidade de não diabéticos obesos se beneficiarem dos mesmos efeitos

Pesquisadores da Universidade de Copenhagen descobriram que um hormônio produzido pelo intestino pode ser eficaz também na redução do apetite. Na forma sintética, o GLP-1 — peptídeo-1 similar ao glucagon — , tem sido usado em pacientes com diabtes tipo 2, por atuar na regulação dos níveis de açúcar no sangue. A perda de apetite de diabéticos que usavam o GLP-1 levou os cientistas a fazerem novos estudos voltados à perda de peso.

Foram analisados os resultados de 25 ensaios clínicos, que envolveram mais de 6 mil pacientes que tomavam o hormônio. Esses pacientes tiveram redução de peso significativamente superior ao grupo de controle, após 20 semanas de acompanhamento. Foi verificada ainda melhora no nível da pressão arterial, do colesterol e da glicemia.

Segundo os pesquisadores, a análise fornece provas convincentes de que o GLP-1, se administrado em obesos, resulta em benefícios clínicos relevantes, além da perda de peso, dados os benefícios adicionais relacionados ao nível da pressão arterial e do colesterol. No entanto, a equipe ressalta que são necessários mais estudos para perceber o comportamento desse hormônio em não diabéticos. Por enquanto, a intervenção deve ser considerada para pacientes com diabetes que estejam acima do peso.

O estudo publicado foi publicado esta semana no British Medical Journal.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário