Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Nozes são as oleaginosas com maior nível de antioxidantes saudáveis

Pesquisador recomenda sete nozes por dia para garantir os benefícios do alimento sem comprometer a dieta


As nozes lideram o ranking de antioxidantes saudáveis, chamados polifenois, entre nove tipos de oleaginosas analisadas em um estudo da Universidade de Scranton, nos Estados Unidos. A pesquisa avaliou nove tipos de oleaginosas cruas e tostadas e dois tipos de manteiga de amendoim para verificar a quantidade total de polifenois encontrada em cada um, bem como a capacidade de inibir a oxidação de lipoproteínas de baixa densidade, citadas com frequência como "colesterol ruim".

O estudo descobriu que as nozes têm os níveis mais altos de antioxidantes e que a qualidade dos antioxidantes presentes nas nozes foi a mais alta entre as oleaginosas.

De acordo com Joe Vinson, autor da pesquisa, o consumo diário de nozes, tanto nos Estados Unidos como na Europa, responde por quase 8% dos antioxidantes presentes na dieta diária — são 12,9 gramas por dia nos Estados Unidos e 11,1 gramas por dia na Europa — enquanto amendoins respondem por 65% nos Estados Unidos e 45% na Europa.

Para o pesquisador, o consumo relativamente baixo de nozes na dieta diária se deve ao desconhecimento de que elas são tão saudáveis. Apesar de serem ricas em calorias, as nozes contêm gorduras "boas" — insaturadas e são ricas em fibras.

— São um lanche nutritivo e aditivo alimentar, fornecendo nutrientes e bioativos antioxidantes que proporcionam benefícios de saúde significativos — recomenda o Vinson.

Devido ao alto teor calórico, o pesquisador observa que o tamanho da porção deve ser pequeno: cerca de sete nozes por dia.

Os resultados da pesquisa foram publicados no periódico científico Food and Function.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário