Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Para muitos, boca seca é mais do que um incômodo

A boca seca, também chamada de xerostomia, resulta de um fluxo inadequado de saliva. Ela pode ser um sintoma de diversas condições e distúrbios, incluindo a síndrome de Sjögren, um distúrbio do qual Venus Williams e mais de três milhões de norte-americanos sofrem.

A boca seca é comum em adultos mais idosos e também pode ser causada por certas medicações. Trata-se de um problema que atinge muitas pessoas por conta do importante papel que a saliva desempenha nas funções do corpo. O fluxo salivar adequado lubrifica os tecidos bucais, limpa a boca e inicia o processo digestivo quando os alimentos são mastigados. Quando o fluxo salivar é reduzido, organismos nocivos crescem na boca.

"Todos os dias, um adulto saudável normalmente produz cerca de um litro e meio de saliva, que facilita a fala, a deglutição, o paladar, a digestão dos alimentos e realiza outras funções importantes que, em geral, passam despercebidas", diz dr. Fares Elias, o último presidente da Academia de Odontologia Geral dos EUA. "Aqueles que não produzem saliva adequada podem experimentar alguns sintomas comuns de boca seca".

Para algumas pessoas, a sensação de boca seca é apenas um incômodo. Para outras, a condição causa sérios problemas de saúde. Se não tratada, a boca seca pode levar à infecção por fungos, sensação de queimação, cárie rampante, mau hálito e outros problemas de saúde bucal. A boca seca crônica pode dificultar a deglutição.

A boca seca pode resultar do tratamento com radiação dos cânceres de cabeça e pescoço, doença de glândula salivar, estresse emocional, alterações hormonais associadas com gravidez e menopausa, e doenças autoimunes como diabetes e síndrome de Sjögren, um distúrbio crônico no qual algumas células brancas do sangue atacam as glândulas produtoras de umidade.

Medicações de venda sob prescrição e de venda livre são as causas mais comuns de boca seca. É por isso que a Associação Dental Americana, a Academia de Odontologia Geral, a Academia Americana de Periodontia e a Associação Americana de Farmacêuticos realizaram recentemente uma campanha conjunta para aumentar o conhecimento do impacto das medicações que podem levar à boca seca. Essas incluem anti-histamínicos, descongestionantes, analgésicos, diuréticos, anti-hipertensivos e antidepressivos.

Se você acha que uma medicação está causando boca seca, avise seu dentista ou médico. Em alguns casos, um tipo diferente de prescrição pode oferecer algum alívio.

Outra maneira de obter alívio é usar saliva artificial – disponível nas farmácias locais –, que é recomendada por seu dentista ou médico para manter os tecidos úmidos. Outros recursos incluem mascar goma de mascar ou balas sem açúcar; beber frequentemente goles de água; usar enxaguatórios bucais sem álcool; restringir a ingestão de cafeína, álcool e bebidas com gás.

O mais importante, check-ups odontológicos regulares são recomendados para que seu dentista saiba as medicações que você está tomando.

"Certifique-se de carregar sempre com você uma lista atualizada das suas medicações, contar ao seu dentista quais são as medicações que está tomando e fornecer outras informações sobre sua saúde em cada consulta", diz Thomas Menighan, vice-presiente executivo e CEO da Associação Americana de Farmacêuticos. "Em alguns casos, uma medicação diferente pode ser escolhida ou sua dosagem modificada para aliviar os sintomas da boca seca. Fale com seu farmacêutico se tiver dúvidas sobre sua medicação".

Fonte Colgate-Palmolive

Nenhum comentário:

Postar um comentário