Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Volta à escola significa hora de check-up odontológico

Alguns estados vão longe para garantir que as crianças iniciem o ano escolar com o pé direito.

Em Illinois, por exemplo, as crianças que estão entrando no jardim de infância, na segunda e na sexta séries devem receber um exame odontológico realizado por dentista antes do final do ano escolar anterior ou comprovar que têm um exame agendado.

"Os exames odontológicos são necessários durante a segunda e sexta séries porque os dentes posteriores, ou molares, geralmente irrompem nesse período", diz dr. Darryl Beard, presidente da Sociedade Odontológica do Estado de Illinois. "Isso confere ao seu dentista a oportunidade de aplicar selantes dentais nesses dentes para ajudar a prevenir futura cárie dentária".

A legislação do estado de Illinois exige a adesão dos alunos de todas as escolas públicas, privadas e paroquianas. Se a criança recebeu um exame odontológico recente, ou um realizado 18 meses antes do final do ano escolar, a exigência foi atendida.

"Com a incontestável ligação entre saúde bucal e saúde geral, as crianças terão um ano escolar muito melhor com menos faltas e mais confiança se as questões bucais forem regularmente abordadas", diz dr. Beard.

O início do segundo ano escolar é um momento apropriado para os dentistas lembrarem aos pais e cuidadores de alguns dos riscos associados com a cárie dentária e as maneiras de prevenção.

A cárie está em elevação em algumas crianças, e muitos dentistas acreditam que a dieta e o consumo exagerado de refrigerantes sejam os culpados. Permitir que as crianças “belisquem” lanches açucarados e beberiquem refrigerantes por períodos prolongados de tempo pode aumentar o risco de cárie.

Durante uma limpeza profissional e um exame bucal, o dentista remove placa bacteriana dos dentes para ajudar a conter a cárie precoce. Os dentistas também podem orientar os pais sobre medidas preventivas eficazes para os dentes das crianças, como o uso de selantes e flúor, técnicas de escovação e uso de fio dental, e também o uso de protetores bucais para esportes ou atividades que possam resultar em pancadas no rosto ou boca.

Fonte Colgate-Palmolive

Nenhum comentário:

Postar um comentário