Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Banana tem "hormônio do sono" e ainda ajuda a controlar a compulsão por doces


Nutricionista ensina receita de farinha e biomassa de banana verde

A banana é o quarto alimento mais produzido no mundo. Conhecida pelo alto teor de cálcio e potássio, a fruta é benéfica principalmente para os atletas e praticantes de exercícios físicos, pois ajuda e evitar câimbras e dores musculares.

Mas a banana também é um excelente aliado para quem sofre de insônia.

— Ela contém triptofano, um aminoácido precursor da melatonina, hormônio do sono. Sendo uma ótima pedida para se comer à noite. O mesmo aminoácido ainda ajuda a controlar a compulsão por doces — revela a nutricionista Dafne Oliveira.

Conforme a nutricionista, a banana é indicada como sobremesa, pois prolonga a sensação de saciedade. Por isso, ao contrário do que se pensa, é uma ótima opção para quem quer emagrecer.

Uma variedade que faz muito bem para o organismo é a banana verde. Nesse estágio, a fruta é um excelente alimento funcional.

— Por ainda estar verde, ela concentra altas quantidades de fibras solúveis, como a inulina, sendo considerada um prebiótico natural, ou seja, um alimento que contém bactérias boas que auxiliam em nosso intestino — conta explica a nutricionista.

Para o consumo da banana verde, Dafne indica a ingestão na forma de farinha ou de biomassa. A farinha pode ser adicionada em refeições, líquidos, frutas, e até em bolos e pães. Já a biomassa pode ser batida com suco ou vitamina.

Como fazer a biomassa
Coloque três bananas verdes inteiras, com casca, dentro da panela de pressão com água o suficiente para cobri-las. Após o início do vapor, cozinhe as bananas por sete minutos. Desligue o fogo, escorra a água, descasque as bananas e bata a polpa no liquidificador. Guarde a biomassa em um pote de vidro na geladeira por até cinco dias.

Como fazer a farinha de banana verde
Escalde as bananas em água fervente por dois minutos. Descasque e corte-as em tiras. Coloque em um tabuleiro, dispostas lado a lado. Leve ao forno e deixe-as torrar até que fiquem quebradiças e esfarinhando na mão. Passe no liquidificador e depois em uma peneira fina. Use a farinha para fazer bolos, pães, misturar com frutas e saladas.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário