Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 19 de março de 2012

Câncer no pulmão - células pequenas


 

Foto: ADAM
Fumo passivo e câncer de pulmão

 

Definição

O câncer de pulmão de pequenas células (CPPC) é um tipo de câncer pulmonar de crescimento rápido. Ele se dissemina muito mais rapidamente do que o câncer de pulmão de células não pequenas.
Existem três tipos diferentes de câncer de pulmão de pequenas células:
  • O carcinoma de pequenas células (câncer de "células de aveia")
  • Carcinoma misto de pequenas células/células grandes
  • Carcinoma combinado de pequenas células
A maioria dos cânceres pulmonares de pequenas células é do tipo "células de aveia".

Nomes alternativos

Câncer - pulmão - pequenas células, câncer pulmonar de pequenas células, CPPC

Causas, incidência e fatores de risco

Aproximadamente 15% de todos os casos de câncer pulmonar são cânceres pulmonares de pequenas células. O câncer pulmonar de pequenas células é ligeiramente mais comum em homens do que em mulheres.
Quase em todos os casos de CPPC são devidos ao hábito de fumar. O CPPC é raro naqueles que nunca fumaram.
O CPPC é a forma mais agressiva de câncer pulmonar. Ele geralmente inicia nos tubos respiratórios (brônquios) no centro do tórax. Embora as células de câncer sejam pequenas, elas crescem mais rapidamente e criam tumores grandes. Esses tumores frequentemente se disseminam rapidamente (entram em metástase) por outras partes do corpo, abrangendo o cérebro, o fígado e os ossos

Sintomas

  • Escarro sangrento (muco)
  • Dor no peito
  • Tosse
  • Perda de apetite
  • De ficiência respiratória
  • Perda de peso
  • Respiração ofegante
Outros sintomas que podem ocorrer com essa doença:
  • Inchaço facial
  • Febre
  • Rouquidão ou alteração na voz
  • Dificuldade para deglutir
  • Fraqueza

Sinais e testes

Seu médico realizará uma exame físico e fará perguntas sobre seu histórico médico. Ele perguntará se você fuma e, em caso afirmativo, quanto e desde quando você fuma.
Quando auscultar seu tórax com um estetoscópio, seu médico pode às vezes ouvir líquido ao redor dos pulmões ou áreas de colapso pulmonar parcial. Cada uma dessas descobertas poderia (mas não sempre) sugerir câncer.
O câncer pulmonar de pequenas células geralmente já se disseminou por outras partes do seu corpo no momento em que é diagnosticado.
Os testes que podem ser realizados incluem:
Foto: ADAM
Broncoscopia: retirada de uma amostra de tecido para biópsia
Em alguns casos, seu médico pode precisar remover uma parte do tecido dos seus pulmões para exame sob um microscópio.
Esse procedimento é denominado biópsia. Há várias maneiras de se fazer isso:
  • combinada com biópsia
  • Biópsia por agulha guiada por tomografia computadorizada
  • Ultrassom endoscópico do esôfago com biópsia
  • Mediastinoscopia com biópsia
  • Biópsia aberta do pulmão
  • Biópsia pleural
A broncoscopia é uma técnica cirúrgica para a visualização do interior das vias aéreas. Com o uso de sofisticados instrumentos de fibra óptica flexível, os cirurgiões podem explorar a traqueia, os brônquios principais e parte dos brônquios pequenos.
Em pacientes pediátricos, esse procedimento pode ser usado para remover corpos estranhos que possam ter sido inalados. Em adultos, o procedimento é geralmente usado para retirar amostras (biópsia) de lesões suspeitas e para a cultura de áreas específicas no pulmão.
Geralmente, se uma biópsia revela câncer, maistestes de imagiologia são feitos para descobrir o estágio do câncer (estágio representa o tamanho do tumor e até onde ele se disseminou). No entanto, o sistema de estadiamento tradicional, que usa números para informar o avanço do câncer, não é geralmente usado para pacientes com CPPC.
Em vez disso, o CPPC é classificado como:
  • Limitado (o câncer é somente no tórax e pode ser tratado com radioterapia)
  • Extensivo (o câncer se disseminou por outros órgãos)
A maioria dos casos é extensiva.

Tratamento

Como o CPPC se dissemina rapidamente por todo o corpo, o tratamento deve incluir drogas que matam o câncer (quimioterapia) por via oral ou injetadas no corpo.
Foto: ADAM
Câncer no pulmão - tratamento com quimioterapia

O tratamento para o câncer pulmonar depende do tipo de câncer e do estágio da doença. A quimioterapia é uma forma de tratamento para câncer de pulmão que pode curar, reduzir ou impedir o câncer de se espalhar. 
  • A quimioterapia pode ser combinada com radioterapia nos pulmões em pessoas que tenham a doença limitada.
  • As drogas mais comumente usadas nos EUA são etoposide com cisplatina ou carboplatina.
Como a doença geralmente já se disseminou no momento em que é diagnosticada, poucos pacientes com CPPC são ajudados com cirurgia. A cirurgia só é considerada quando há somente um tumor que não foi disseminado. Quimioterapia ou radioterapia serão necessárias depois da cirurgia.
A combinação de quimioterapia e tratamento por radiação é ministrada a pessoas com CPPC extensiva. No entanto, o tratamento ajuda a aliviar os sintomas, mas não cura a doença. Frequentemente, o CPPC pode já ter se disseminado pelo cérebro, mesmo quando não há sintomas ou outros sinais de câncer no cérebro.
Como resultado, a radioterapia no cérebro pode ser ministrada em alguns pacientes com cânceres menores ou naqueles que tiveram uma boa resposta na primeira sessão de quimioterapia. Esse método é denominado irradiação craniana profilática.

Evolução (prognóstico)

O seu estado depende de quanto o câncer pulmonar se disseminou.
Sem tratamento, a sobrevivência média é de 2 a 4 meses. O tratamento frequentemente pode prolongar a vida para 6 a 12 meses em pacientes com doença extensiva. Em torno de 10% dos pacientes com disseminação limitada não mostrará nenhuma evidência de câncer em 2 anos.
Esse tipo de câncer é fatal. Somente em torno de 6% das pessoas com esse tipo de câncer ainda vivem 5 anos depois do diagnóstico.

Complicações

  • O câncer se dissemina para outras partes do corpo
  • Efeitos colaterais de cirurgia, quimioterapia ou radioterapia

Ligando para seu médico

Ligue para o seu médico se tiver sintomas de câncer pulmonar (especialmente se você fuma).

Prevenção

Se você fuma, pare de fumar. Nunca é tarde para parar. Além disso, você deve tentar evitar o fumo passivo. O fumo passivo foi classificado como uma causa conhecida de câncer de pulmão em humanos (carcinógeno Grupo A). A triagem de rotina de câncer pulmonar não é recomendada. Muitos estudos foram feitos para observar essa ideia, mas os médicos concluíram que, nesse momento, a triagem não ajudaria a aumentar a chance de uma pessoa se curar.

Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário