Gerenciamento de medicamentos, qualificação profissional e segurança das instalações foram destaque na avaliação O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), sediado no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro, acaba de ser reconhecido mais uma vez pela excelência e segurança em sua assistência em saúde.
O hospital recebeu, no mês de fevereiro, a reacreditação internacional da Joint Commission International (JCI), maior acreditadora em saúde do mundo, representada no Brasil pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA).
A JCI atesta instituições de saúde por suas práticas em consonância com os mais rígidos padrões internacionais de qualidade no atendimento médico e hospitalar. Foi o que ocorreu em 2008 quando a JCI conferiu pela primeira vez a acreditação internacional ao HSVP.
De acordo com a Irmã Marinete Tibério, CEO do HSVP, o hospital aplicou em torno de R$ 2,5 mil apenas com investimentos diretos com a reacreditação, como pagamento de consultores, despesas com a manutenção da certificação e custos da auditoria em si, sem contar a readequação dos processos, treinamentos, atualização de tecnologia em equipamentos e nas instalações. sem contar os custos com a readequação dos processos. Para a gestora, todo esse investimento traz um retorno para a instituição. “O principal ganho é o do reconhecimento do mercado de saúde do Rio de Janeiro de que somos um hospital de excelência, com foco voltado para a melhoria na qualidade e na segurança do paciente, seguindo padrões internacionais de saúde nas suas políticas e processos tendo em vista sua Acreditação Internacional.
Nosso retorno é que cada vez mais nos aperfeiçoamos na melhoria dos nossos processos, que fatalmente implicam na melhoria da qualidade e principalmente na segurança do paciente”, afirma.Entre os pontos positivos trazidos pela acreditação, a Irmã Marinete aponta a redução do turn over como um dos principais ganhos do hospital. “O envolvimento de todos dentro do processo de acreditação é muito grande.
Todos participam e colaboram para o principal objetivo seja alcançado, que é a manutenção dos padrões de qualidade. Com a valorização e envolvimento da equipe, temos uma melhoria significativa da rotatividade”, aponta. Readequação de processosPara mais essa conquista, o HSVP desenvolveu novas políticas e protocolos assistenciais, garantindo melhoria do uso dos recursos e dos serviços prestados.
Vanderlei Timbó, coordenador da Qualidade, lembra que o hospital implementou, entre os gestores e a equipe multiprofissional, a cultura de monitoramento dos processos, do acompanhamento da efetividade de diretrizes e a superação da ideia de segmentação dos processos assistenciais. “A reacreditação traz significativos impactos no atendimento, pois reforça o comprometimento da instituição com políticas e práticas responsáveis e seguras aos pacientes e aos profissionais”, explica. “Mais do que um certificado de qualidade, esta é uma forma de melhorarmos nossos serviços e valorizamos nossos pacientes e colaboradores”, complementa.
O HSVP recebeu a visita de avaliadores do CBA e da JCI em setembro de 2011 e em janeiro deste ano, que inspecionaram os diversos setores do hospital, os protocolos de atendimento e os resultados assistenciais. Um dos pontos fundamentais para receber o aval da JCI é a execução das Metas Internacionais de Segurança do Paciente, defendidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que incluem identificação correta do paciente, redução do risco de infecção, diminuição de lesões decorrentes de quedas e incremento na segurança de medicações de alta-vigilância. Segundo Vanderlei, a segurança no gerenciamento no uso de medicamentos foi o grande destaque do HSVP no processo de avaliação para acreditação. “Atualmente a dispensação de medicamentos pela Farmácia é feita apenas por meio de prescrição em prontuário, sendo abolida a prescrição verbal, pois dispomos de um prontuário quase integralmente eletrônico, restando em meio físico apenas documentos que exija a assinatura do paciente ou de seu responsável”, explica o especialista. “A importância disso se traduz em segurança ao paciente mediante o registro das etapas dos processos das áreas médica, de farmácia e enfermagem, além do controle eficaz dos estoques de medicamentos”.
Para o coordenador, a qualificação dos profissionais de saúde do HSVP também foi um ponto extremamente positivo para a reacreditação. “contar com uma equipe qualificada e bem treinada é mais um elemento que agrega segurança no serviço prestado”, analisa Vanderlei, que complementa: “Outro ponto positivo é a segurança das instalações, onde equipamentos e infraestrutura se integram para garantir a pacientes, acompanhantes, visitantes e profissionais a proposta de um ambiente livre de riscos”.Vanderlei ressalta que o compromisso com a qualidade dos serviços sempre foi característica do HSVP. “Desde 1994, quando foi instituído formalmente o setor de Qualidade, realizamos auditorias internas, avaliamos indicadores e processos”, explica. “Buscamos a acreditação como um adendo a esse processo, com foco na qualidade dos cuidados prestados”, conclui o coordenador.
Fonte SB Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário