Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 19 de março de 2012

KPC: Surto em 2010 causou mortes em hospitais

Um surto de infecção pela superbactéria KPC que veio à tona em outubro de 2010 causou mortes no Distrito Federal e em São Paulo. Entre 2009 e 2010, mais de 180 pessoas foram contaminadas no Distrito Federal. Foram 18 mortes. Em São Paulo, 24 mortes foram atribuídas à infecção no período.

Hospitais públicos e privados de São Paulo tiveram de isolar pacientes internados em UTIs para evitar a disseminação da superbactéria. Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina também tiveram casos da doença.

A falta de controle sobre infecções hospitalares e o uso indiscriminado de antibióticos nas instituições foram fatores levantados como possíveis causas do problema.

Em 2010, a Vigilância Sanitária aprovou uma resolução que tornou obrigatória a retenção de receita de antibióticos nas farmácias. A prevenção contra a resistência das bactérias aos remédios foi um dos motivos da decisão.

Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário