Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 19 de março de 2012

Software feito na Unesp ajuda enfermeiros no atendimento em UTIs

Aplicativo registra dados diários dos pacientes internados na UTI para adultos, como monitoração dos sinais vitais, realização de exames laboratoriais, fornecimento de medicação, uso de cateter, entre outros procedimentos

Um software desenvolvido na Faculdade de Medicina da Unesp, em Botucatu, tem o objetivo de ajudar equipes de enfermagem no atendimento de pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

De acordo com a instituição, no final de 2011, o programa foi registrado junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi), órgão do governo federal responsável pela propriedade intelectual no país.

O aplicativo – utilizado desde 2007 pelo Serviço de Terapia Intensiva do Hospital das Clínicas, em Botucatu – registra dados diários dos pacientes internados na UTI para adultos, como monitoração dos sinais vitais, realização de exames laboratoriais, fornecimento de medicação, uso de cateter, entre outros procedimentos.

Além disso, o programa tem a funcionalidade de produzir gráficos que permitem uma avaliação do histórico dos doentes e alimenta um banco de dados sobre o atendimento fornecido aos mesmos.

Segundo a responsável pelo desenvolvimento do software, Meire Cristina Novelli e Castro, o enfermeiro poderá planejar e ao mesmo tempo avaliar a qualidade do cuidado prestado.

Meire diz que se um paciente que foi atendido há um ano na UTI voltar a utilizar esse serviço, a equipe de enfermagem terá à disposição todas as informações referentes à estada anterior, além de toda evolução da assistência que foi prestada

Formatação do arquivo
Para a formatação do aplicativo, foram utilizados dados disponíveis no NAS (Nursing Activies Score), modelo internacional de classificação de necessidades de cuidados de enfermagem. Segundo Meire, alguns hospitais de São Paulo utilizam ferramentas criadas com base no NAS, no entanto, o software da Unesp é o primeiro no país a contemplar todas as informações do sistema internacional.

Segundo ela, o NAS também registra o tempo gasto pelo profissional de saúde na assistência direta ao doente crítico e, dessa forma, o aplicativo fornece dados importantes para a gestão da equipe de enfermagem, lembra Meire, acrescentando que o software será oferecido gratuitamente para universidades e hospitais públicos.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário