Secretaria Municipal da Saúde realiza ato para marcar combate a doença, na Redenção
Porto Alegre é a capital brasileira com os maiores índices de tuberculose do País. Por ano, surgem 1,5 mil casos novos da doença. A coordenadora do Programa de Combate à Tuberculose da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Porto Alegre, Elaine Black Ceccon, revela que no total são mais de 2 mil casos no ano.
Neste domingo, a SMS promoveu uma série de atividades no Parque da Redenção para chamar a atenção da população sobre os meios de se precaver da doença e como buscar tratamento adequado. A ação marca o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, no próximo dia 24 de março.
"Por tuberculose morrem cerca de 50 pessoas por ano na Capital. E entre as pessoas que têm o vírus HIV são 210 pessoas que morreram em 2011 também por tuberculose. Nós temos quase 300 pessoas morrendo pela doença a cada ano em Porto Alegre", diz a representante da SMS.
A presença de tosse persistente, com ou sem catarro, é o principal sinal de alerta da doença. O bacilo causador da tuberculose é encontrado no catarro da pessoa doente. Elaine Ceccon ressalta que o diagnóstico é rápido. Pode ser feito através de um exame chamado baciloscopia e de um Raio-X de tórax.
A tuberculose é transmitida de pessoa para pessoa, através da respiração. O tratamento dura seis meses e é oferecido pela rede pública de saúde.
As principais sintomas da tuberculose:
Tosse por três semanas ou mais, com ou sem catarro
Febre baixa, geralmente à tarde
Suor noturno
Falta de apetite
Perda de peso
Cansaço fácil
Fraqueza
Fonte Correio do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário