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segunda-feira, 12 de março de 2012

Falta de médicos em plantão pode ser amenizada com TI

T-Systems aposta em solução de telemedicina para diagnóstico à distância quando faltam especialistas

Quem já foi em algum hospital público no Brasil sabe que em dias de plantão é comum faltar profissionais para um atendimento rápido. Em algumas unidades, mesmo em dias úteis a situação é complicada quando se trata de alguma especialidade, como ortopedia. Problema causado ora por falta de profissionais contratados ou, simplesmente, por não comparecimento do médico ao local de trabalho. Mas a telemedicina por, em algumas situações, amenizar essa realidade.

Como explicou o presidente da T-Systems do Brasil, Dominik Yves Maurer, em conversa com jornalistas na Cebit 2012, em Hannover, na Alemanha, hospitais – de uma mesma rede obviamente – podem compartilhar o quadro de médicos em momentos complexos. Tomamos como exemplo uma instituição com cinco unidades espalhadas pelo Brasil. No caso de chegar um paciente em uma delas e o médico especializado para atendê-lo não estiver, é possível acionar um especialista em outra localidade para prestar um atendimento à distância.

“Nesse caso, ele verá o paciente e ajudará ou, em outros casos, encaminhará para outra unidade”, comenta Maurer. Existe também a possibilidade de acionar o médico que não está presente e pedir que vá ao local por se tratar de uma emergência.

A analogia feita por Maurer é ao de uma sala de teleconferência, mas com serviços agregados. Primeiro pela possibilidade de acesso móvel, ou seja, o especialista não necessariamente precisa estar em uma sala de telepresença. Além disso, há a integração com o sistema de prontuário eletrônico e ele terá à disposição todas as informações do paciente.

“Na Alemanha tem hospitais que usam e já apresentamos a solução no Brasil. Mas a rede de dados ainda não está madura para isso”, avalia.

Fonte SaudeWeb

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