Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 12 de março de 2012

SP: Hospital São José inaugura serviço de segunda opinião em oncologia

O programa, de médico para médico, é importante na determinação de um diagnóstico preciso, na discussão de opções de tratamento e na segurança maior da decisão terapêutica

O Centro Avançado de Oncologia do Hospital São José iniciou neste ano Serviço de Segunda Opinião (SSO), recentemente bastante difundido em instituições norte-americanas. Segundo a entidade, o programa, de médico para médico, é importante na determinação de um diagnóstico preciso, na discussão de opções de tratamento e na segurança maior da decisão terapêutica.

“A oncologia está em constante mudança, com novas técnicas cirúrgicas e de radioterapia, e medicações inovadoras. A ‘cesta’ de opções tem sido cada dia maior e a decisão por escolher uma técnica ou outra é uma atitude, na maioria das vezes, solitária do especialista. O SSO trará a possibilidade de discussão e escolha coletiva para o que de fato poderá ser melhor ao paciente”, esclarece o diretor do Centro Avançado de Oncologia do Hospital São José, Fernando Maluf, em comunicado.

O SSO, dependendo da complexidade do caso, pode ser feita entre o médico local do paciente e uma junta médica no Centro Avançado de Oncologia do Hospital São José, composta por oncologista clínico, cirurgião e radioterapeuta.

“Nos Estados Unidos, solicitar segunda opinião em oncologia é uma atitude já incorporada do dia-a-dia das clínicas, e os SSOs estão presentes nos principais centros de tratamento do câncer”, conta o coordenador do SSO, Marcelo Rocha Cruz.

O oncologista Fernando Maluf explica que, muitas vezes, as dificuldades de locomoção de pacientes impedem uma segunda avaliação, pelo próprio estado de saúde ou pelo fato do caso estar distante de grandes centros. O programa trará conforto nesse sentido com menos custos operacionais, como viagem, hospedagem e outras despesas. “Já recebi pacientes que vieram de Manaus e outros países da América Latina para obter uma segunda opinião, que poderia ter sido feita a distância com o SSO”, diz Maluf.

O hospital pretende difundir o conhecimento do programa para regiões mais carentes do país.

Como pedir o Serviço de Segunda Opinião ?
A avaliação poderá ser solicitada diretamente ao especialista escolhido pelo médico, ou de acordo com o tipo de câncer. Casos de câncer de mama, por exemplo, serão direcionados aos especialistas neste tipo de câncer.

A interação médico-médico será feira pelo Programa de Telemedicina em Oncologia do Hospital São José. Esse programa permite a apresentação do caso com detalhes das imagens e discussão em tempo real. O conteúdo da reunião é gravado e enviado posteriormente ao médico solicitante.

O SSO também estará disponível na rede pública, mas para os casos de maior complexidade. Os pacientes serão selecionados também de acordo com a gravidade do caso. “Como o Hospital São José pertence à Beneficência Portuguesa, um dos maiores prestadores de serviços do SUS, iremos estender o SSO para essa unidade”, finaliza Rocha Cruz.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário