Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 12 de março de 2012

Saltos altos podem gerar unhas encravadas

Usar sapatos com saltos altos demais por longos períodos pode deformar as unhas dos pés

Saltos altos e sapatos com extremidades pontiagudas são a principal causa de unhas encravadas, de acordo com podólogos.

Com a pressão constante do sapato sobre os dedos, as unhas dos dedões podem crescer para dentro da pele e gerar infecções, dizem os especialistas do Loyola University Health System. Ainda assim, muitas mulheres não estão dispostas a trocar seus saltos por sapatos mais confortáveis.

“Unha encravada pode ser dolorosa, mas muitas mulheres estão dispostas a lidar com o desconforto, apenas para poder seguir usando seus saltos altos” diz o professor de podiatria Rodney Stuck.

“No entanto, podem surgir complicações mais graves, que causam danos permanentes às unhas dos pés se não forem tratadas.”

Stuck aconselha as mulheres que usam saltos a tomar as seguintes medidas para prevenir unhas encravadas:

- Em um papelão, trace o contorno dos dois pés, recorte esse “molde” e coloque-o dentro de cada pé de sapato antes de comprá-los. Isso dará certeza de que você não está comprando sapatos muito estreitos para os seus pés

- Evite usar meias apertadas

- Não use saltos altos demais

- Evite andar muito ou permanecer muito tempo em pé usando saltos altos

- Corte as unhas dos pés sempre retas

- Faça um escalda-pés com sais de Epsom (sulfato de magnésio) ou sais de banho e água morna

- Certifique-se de os pés estão bem secos (use sempre uma toalha limpa)

- Aplique um anti-séptico suave nos pés

- Se um dedo do pé doer, inchar ou inflamar, provavelmente está infectado e precisa ser tratado por um podólogo. Se o problema resistir ao tratamento, a unha pode ser removida

Stuck lembra que diabéticos devem ser particularmente cuidadosos com as próprias unhas, especialmente se estiverem encravadas. Como eles têm a circulação comprometida pela doença, a cicatrização pode ser mais difícil. O diabetes também pode causar danos nos nervos dos pés, o que gera dormência.

“Se as mulheres diabéticas não sentem o desconforto, podem deixar de tratar as unhas encravadas, até que seja tarde demais”, alerta Stuck.

“Se ignorada, esta condição, que é facilmente tratável, pode levar a uma amputação.”

Fonte Delas

Nenhum comentário:

Postar um comentário