Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 9 de maio de 2012

Erva Mate

Resumo
Erva-Mate: planta medicinal e bebida utilizada como estimulante, diurético e emagrecedor, pode ser encontrada em infusão ou cápsulas.

Nomes
Nomes em português: Erva-mate, Chimarrão (bebida)
Nome latim: Ilex paraguariensis St. Hil.
Nome inglês: maté, mate, yerba mate
Nome francês: Maté, yerba maté
Nome alemão: Mate
Nome espanhol: mate, yerba mate

Família
Aquifoliaceae

Constituintes
Alcalóides à base de purinas (cafeína), taninos, polifenóis (ação contra o envelhecimento celular, segundo uma pesquisa da Universidade Nacional de Misiones, Argentina, julho 2009), potássio, magnésio.

Partes utilizadas
Folhas

Efeitos da erva-mate
Estimulante, diurético, emagrecedor: glicogenolítico (queima o açúcar), lipolítico ou liporedutor (queima as gorduras), antioxidante, anti-celulite, contra o envelhecimento celular.

Indicações da erva-mate
Fadiga, excesso de peso (complemento em caso de regime), celulite, diabetes, redução do mau colesterol. Osteoporose (prevenção nas mulheres pós-menopausa, leia as notas abaixo).

Efeitos secundários
Excitação, nervosismo.

Contra-indicações
Problemas cardíacos (devido ao teor em cafeína).

Interações
Desconhecemos.

Preparações à base de erva-mate
- * Infusão de erva-mate
- Cápsulas de erva-mate

* É possível comprar sachês à base de erva-mate já preparados em farmácias ou as folhas secas para consumir na cuia, em lojas especializadas.

Receita caseira de chá mate
Utilize uma cuia ou um copo com uma colher especial e deposite o mate até a metade do recipiente. Adicione água morna e deixe em infusão por 10 minutos. Em seguida, beba com ou sem açúcar, com água quente ou muito quente, graças à colher especial (à venda em lojas especializadas). Complete com um pouco de água quando necessário e adicione a erva-mate quando precisar. Gire a colher para "recarregar" o chá de prícipios ativos.
Onde cresce a erva-mate?
A erva-mate cresce principalmente na América do Sul (sobretudo no Uruguai, no Brasil (sul), no Paraguai e na Argentina).

Quando colher a erva-mate?
-

Observações
Esta planta é muito utilizada na América do Sul, e é considerada bebida nacional na Argentina, Uruguai, Paraguai e no Sul do Brasil. Ela não é tão popular na Europa ou nos Estados Unidos, pois o café é de longe o mais apreciado. As propriedades deste são similares às da erva-mate, que possui propriedades medicinais muito interessantes, além de um aspecto social muito importante (ela é apreciada por grupos, na mesma cuia). Observamos, no entanto, que determinados sul-americanos têm uma taxa de câncer de garganta superior à média ocidental, pois eles bebem esta preparação muito quente. Portanto, tome cuidado e não beba o mate muito quente!

Um estudo realizado com 146 mulheres na Argentina em Mendonça no início de 2012 mostrou que as mulheres na pós-menopausa que tomavam pelo menos um litro de mate por dia apresentaram um risco menor de desenvolver osteoporose.

Fonte Criasaúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário