Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 31 de julho de 2012

Índice Glicémico

Após a ingestão de um alimento rico em hidratos de carbono verifica-se um aumento dos níveis de açúcar no sangue (glicemia). A insulina, hormona produzida pelo pâncreas, é responsável pelo controlo da glicemia, sendo a sua produção maior quando a glicemia é mais elevada.

O índice glicémico (IG) indica a rapidez com que um hidrato de carbono sobe os níveis de glicose (açúcar) no sangue; quanto mais refinado é um alimento mais alto é o índice glicémico. Neste caso é mais fácil ter hipoglicemias reactivas ou no caso dos diabéticos ter hiperglicemias (níveis de açúcar elevados).

Deste modo, os hidratos de carbono de baixo IG apresentam uma resposta lenta e progressiva da glicemia que permite uma resposta adequada do organismo na produção de insulina e são, genericamente, os complexos. Por outro lado, os hidratos de carbono de elevado IG provocam um rápido aumento da glicemia que submete o organismo a um esforço maior para a controlar e são, genericamente os simples.


A tabela abaixo apresenta exemplos de Índices Glicémicos de alimentos.

Maltose
138
Massas
55
Glicose
100
Arroz integral
50
Puré de batatas
90
Flocos de aveia
40
Sacarose
75
Pão integral
35
Pão branco
70
Produtos lácteos
35
Batatas cozidas
70
Lentilhas
30
Bolachas
70
Grão de bico
30
Milho
70
Massas integrais
30
Arroz branco
70
Fruta
20
Beterraba
65
Vegetais
15
Banana
60
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário