
Cientistas da Universidade de Manchester, no Reino Unido, em colaboração com colegas de outros centros europeus, mostraram que os níveis de vintamina D estão associados com a melhora nas funções cognitiivas em homens de meia idade. A vitamina D é primeiramente sintetizada com a exposição da pele ao sol, mas também é encontrada em certos alimentos, como óleo de peixe.
O estudo, publicado na revista científica Journal of Neurology, Neurosurgery and Psychiatry, comparou a performance cognitiva de mais de três mil homens com idade entre 40 e 79 anos. Os pesquisadores descobriram que homens com níveis mais altos de vitamina D tiveram uma melhor performance em simples testes neurofisiológicos que focam na atenção individual e na velocidade do processo de informações.
O ponto forte do estudo da Universidade de Manchester é que foi baseado em uma grande amostra de população e levou em conta o potencial de fatores de interferência, como depressão, a estação do ano e os níveis de atividade física. [Science Daily]
Por Hypescience
Nenhum comentário:
Postar um comentário