Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 31 de julho de 2012

Castanha típica da região Norte previne riscos de doenças do coração

Composto presente na planta também ajuda a reduzir riscos de tumores, distúrbios metabólicos e doenças neurodegenerativas

Um estudo desenvolvido na Universidade Estadual Paulista (Unesp) identificou, pela primeira vez, as características essenciais da castanha de cutia (Couepia edulis), planta encontrada na região Norte do país, descobrindo a presença de compostos bioativos que a fazem agir como alimento funcional, isto é, que traz benefícios se ingerido, como redução do risco de doenças cardiovasculares, tumores, distúrbios metabólicos, doenças neurodegenerativas e enfermidades inflamatórias.

O estudo apontou a possibilidade de usar essa castanha para fins comestíveis ou como matéria-prima para as indústrias farmacêutica e oleoquímica.

A pesquisa foi realizada pela doutoranda Tainara Costa Singh, do Programa de Engenharia e Ciência de Alimentos da Unesp de São José do Rio Preto, sob a orientação da docente Neuza Jorge. Tainara destaca que há uma grande demanda comercial por óleos vegetais ricos em compostos benéficos para a saúde, em razão do interesse dos consumidores na redução do risco de doenças e na promoção da saúde por meio da melhoria na dieta.

" Esses compostos benéficos incluem tocoferóis, carotenoides, fitosteróis, compostos fenólicos e composição especial em ácidos graxos, como alto conteúdo de ácidos graxos mono e poli-insaturados" , complementa.

O trabalho, que foi a dissertação de mestrado de Tainara, consistiu em caracterizar e analisar as propriedades funcionais de óleos extraídos de castanhas e nozes. " Estudamos seis amostras de castanhas de tipos diversos, sendo a cotia a mais diferenciada" .

O trabalho recebeu o segundo lugar na premiação Leopoldo Hartman durante o 23º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, realizado em Campinas, em maio.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário