Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 31 de julho de 2012

Exames: Angiografia abdominal ou Arteriografia celíaca e mesentérica

(Código AMB: Angiografia por cateterismo não seletivo de grande vaso 4.08.12.03-0 )
(Código AMB: Angiografia por cateterismo seletivo de ramo primário - por vaso 4.08.12.04-9 )

Material a ser analisado: imagem da circulação arterial abdominal obtida sobre placa de RX ou vídeo.

Finalidades do exame:
Diagnóstico das doenças dos vasos sanguíneos que irrigam o intestino delgado e o colón. Determinar ou não a existência de uma obstrução arterial, que seja a causa de um quadro de dor abdominal, ou que provoque sintomas de falta de irrigação sanguínea. Também permite estudar e determinar a presencia de anormalidades dos vasos que irrigam o fígado e o baço, assim como determinar as causas de um aumento da pressão dentro da veia porta.

Podem determinar a presença de um tumor, que invada ou desloque os vasos arteriais e permite determinar a possibilidade de um tumor ser operado ou não.

Permite em alguns casos determinar o local de origem de uma hemorragia ou a presença de um aneurisma no trajeto das artérias digestivas.

Em determinados casos pode ser o caminho de um tratamento, permitindo administrar diretamente, dentro do fígado, drogas antineoplásicas ou permitir o tratamento de uma oclusão por um coágulo ou a supressão de uma hemorragia.

Confiabilidade do exame:
Boa.

Tempo necessário para obter o material do paciente:
30 a 90 minutos, acompanhamento posterior de várias horas de repouso e controle.

Preparação do paciente:
O paciente, geralmente deverá estar internado e com jejum de sólidos durante seis horas previas ao exame.

Tempo necessário para obter resultados:
1 hora.

Técnica usada:
Substancia de contraste radiológico é injetada em uma artéria previamente canalizada.

Método utilizado para obter resultados:
O paciente deitado, com um acesso venoso em um braço, a fim de poder administrar qualquer medicamento, de forma imediata,caso ocorra alguma emergência, como por exemplo, alergia ao contraste. Antes e durante o decorrer do exame deve-se controlar pulso e batimentos cardíacos.

O médico inicia a anestesia do local escolhido para cateterizar a artéria; geralmente na região inguinal. O cateter é inserido, às vezes, mediante uma pequena incisão e outras vezes diretamente, por uma punção com uma agulha grossa, que permita introduzir por ela um cateter na artéria, que em seguida é conduzido para cima, orientando se pela tela radioscópica, até que sua extremidade seja colocada na região a ser estudada.

Neste momento se injeta a substancia de contraste,, que permita obter imagens radiográficas, além das radioscopias que permitam analisar detalhadamente a circulação arterial da região.

Cuidados:
Após o exame, o paciente deverá permanecer em repouso por algumas horas, com um curativo oclusivo e com compressão sobre a região da punção. Os sinais vitais do paciente (respiração, freqüência cardíaca e pressão arterial) devem ser monitorados a intervalos regulares, pelo menos durante 6 horas.

Fonte Boa Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário