Dispensadores de preservativos ficarão em locais visíveis para a população, como bares da orla da capital e terminal de ônibus
Um projeto da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) irá facilitar o acesso da população aos preservativos. No último domingo (29), durante ação do Dia Mundial de Hepatites Virais, na praia de Ponta Verde, a diretora de Vigilância Epidemiológica, Cleide Moreira, realizou a entrega dos dispensadores de preservativos nos bares da orla de Maceió e no terminal de ônibus do Benedito Bentes, que ficarão em locais visíveis.
" Essa ação faz parte de um projeto de descentralização da Sesau, para facilitar o acesso dos preservativos" , disse a diretora, acrescentando que inicialmente os dispensadores serão distribuídos em 80 estabelecimentos entre hospitais públicos e privados de Maceió, órgãos estaduais e outros locais. Em seguida será implantado nos municípios alagoanos.
Além do lançamento do projeto, a Sesau realizou uma ação de alerta sobre as hepatites virais, doença silenciosa e pode levar à morte. A população atendeu ao chamado e compareceu a tenda montada pela secretaria, onde estava sendo realizado testagem para hepatite B e C, vacina contra hepatite B e H1N1.
O infectologista Fernando Barreiros informou que nos estados da Região Norte do país a situação é mais crítica em relação à doença. No Nordeste e nas demais regiões brasileiras os casos de hepatite B está na faixa de 1% da população e 1,5% é portador do tipo C.
Fonte isaude.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário