Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 31 de julho de 2012

Efeitos colaterais do lipostabil

494547 O Lipostábil teve eu uso proibido para fins estéticos. Lipostabil, efeitos colateraisO uso de lipostabil para fins estéticos foi proibido pela Anvisa. Conheça seus efeitos colaterais e saiba porque o uso indevido do produto pode ser perigoso para a saúde.

A fostatidilcolina, vendida pelo nome comercial de Lipostabil, é um medicamento derivado da soja, que possuí a capacidade de queimar gordura, diminuindo o tecido adiposo. Aparentemente o fármaco produzido pelo laboratório Aventis Pharma promete fazer milagres estéticos, entretanto, a proposta de criação desse medicamento é outra, sendo voltado principalmente para o tratamento de doenças do coração causadas pelo acúmulo de gordura dentro dos vasos sanguíneos.

O uso estético do Lipostabil passou a ser conhecido como “lipo light” e estava fazendo o maior sucesso. Contudo, apesar dos resultados maravilhosos apresentados por quem usou, a Anvisa acabou proibindo o uso dessa medicação para tratamentos de beleza.

Complicações do uso estético
É importante deixar claro que a fostatidilcolina continua sendo aprovada para o tratamento de doenças cardiovasculares, hepáticas e embolia gordurosa, principalmente. Devido ao seu mecanismo de ação e efeito sobre o tecido adiposo, o produto começou a ser usado em larga escala para redução das gordurinhas localizadas, até que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária precisou intervir, proibindo seu uso para esses fins devido a falta de conhecimentos dos possíveis efeitos colaterais.

Efeitos colaterais
Para tentar informar a população e aumentar o conhecimento a respeito do uso de Lipostabil para fins estéticos, foi realizado um trabalho com o uso dessa droga em 10 porcos sadios, submetidos a 10 sessões de aplicação subcutânea de fostatidilconlina, seguindo a mesma técnica utilizada em humanos para a diminuição de gordura localizada e respeitando os mesmos intervalos semanais.

O resultado foi surpreendente, pois constatou uma série de efeitos colaterais, tanto no local da aplicação, como sistêmicos, o que torna seu uso perigoso para pessoas que apenas desejam emagrecer.

Efeitos locais
O efeito mais comum no local da aplicação foi um processo inflamatório imediato, que geralmente regredia dentro de 2 a 3 dias. Também foi possível constatar efeitos tardios, como irregularidades na superfície da pele e discretas depressões no local da aplicação.

Efeitos sistêmicos
Depois de dois dias da última aplicação, todos os porcos apresentaram quadro de icterícia, que mostra um prejuízo da função hepática (fígado). Ainda foi possível constatar manchas rochas, adinamia, sangramento de mucosas e até mesmo úlceras superficiais nas extremidades. Foram realizados testes bioquímicos que comprovaram a diminuição do funcionamento do fígado em todos os animais, sendo que um deles morreu ao final do estudo.

Apesar de ter efeito benéfico e não ter mostrado toxicidade para outras finalidades, o uso da fosfatidilcolina para fins estéticos tem se mostrado perigoso e o prejuízo pode acabar sendo muito maior do que os benefícios. Por isso é preciso respeitar a decisão da Anvisa e aguardar por estudos maiores e mais detalhados a respeito do assunto.

Fonte Mundo das Tribos

Nenhum comentário:

Postar um comentário