Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 31 de julho de 2012

Kit desenvolvido em Portugal é capaz de prevenir úlceras e câncer no estômago

Abordagem se baseia em teste molecular que permite acelerar detecção da bactéria Helicobacter pylori no tecido gástrico

Pesquisadores de Portugal desenvolvem kit capaz de prevenir úlceras e câncer no estômago. Batizada de Probe4Pylori, a abordagem se baseia em teste molecular que permite acelerar detecção da bactéria Helicobacter pylori - responsável pelo aparecimento de ambas condições - no tecido gástrico.

A inovação foi desenvolvida pela BioMode, spin-off da Universidade do Minho, que pretende comercializar o Kit em breve. Se aprovada pela Food and drug Administration (FDA), a tecnologia tem potencial para evitar "tratamentos errados e prolongados, falsos negativos e efeitos secundários adversos para os doentes", afirma a pesquisadora envolvida no projeto Carina Almeida.

O Probe4Pylori recorre a uma técnica que permite detectar micro-organismos específicos em apenas algumas horas em vez de dias e determinar a resistência da espécie a antibióticos, informação crucial para auxiliar na eliminação de bactérias.

Em breve, a BioMode irá também lançar, na Europa, um kit de detecção rápida de salmonelas para utilização na área alimentar. Uma vez que a abordagem não necessita de ensaios clínicos, será mais fácil a sua implementação.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário