Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 31 de julho de 2012

Açafrão-da-terra

Nome científico
Curcuma longa L

Nomes alternativos
Curcuma, zedoária, falso-açafrão, gengibre-amarelo, açafrão-da-índia

Descrição
Planta de folhas grandes e flores amareladas com 15 cm de largura. Parente próxima do gengibre, a curcuma é nativa dos países tropicais do sul da Ásia, especialmente da Índia, onde é usada como um dos ingredientes do curry. Da sua raiz seca e moída, é extraído um pó amarelo-ouro utilizado como condimento em vários pratos ou corante e ainda no preparo de medicamentos.

Parte utilizada
Partes da raiz.

Uso medicinal
Tem uso comprovado no tratamento da dispepsia, má digestão, distensão abdominal, flatulência, azia e náusea. Alguns sistemas de medicina tradicional também descrevem seu uso para tratar úlceras pépticas, dores e inflamação causadas por artrite reumatoide, dor de cólicas menstruais severas, epilepsia e doenças de pele. Alguns estudos indicam que a curcumina, substância contida na planta, é anti-inflamatória, diurética e melhora as funções do fígado.

Modos de uso
Como alimento, acrescentando o tempero em pó na comida, chá da raiz fervida, ou externamente aplicando a solução da raiz fervida em água.

Cuidados e contraindicações
Não recomendado para mulheres grávidas ou amamentando, para quem tem os dutos biliares obstruídos ou hipersensibilidade à planta. Em caso de cálculos na vesícula biliar, usar somente após consultar seu médico. Não utilizar junto com anticoagulantes, nem consumir mais de 10g da planta por dia.

Efeitos colaterais
Dermatite alérgica de contato.

Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário