Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 31 de julho de 2012

Dor de cabeça: principais causas

A dor de cabeça é um dos sintomas que mais acometem a população. Conheça quais são as principais causas relacionadas a ela.

A dor de cabeça é um dos sintomas mais comuns entre a população. São diversos os fatores que podem ocasionar seu aparecimento. A partir de cada manifestação, é possível classificar os tipos de dor de cabeça. No intuito de informar, separamos as principais causas de dor de cabeça.

Conheça as causas de dor de cabeça
A dor de cabeça pode ser manifestada por vários fatores e, a partir das causas desencadeantes e dos sinais e sintomas, é possível classificar os tipos.

Conheça abaixo quais são eles:

•Dor de cabeça tipo tensional – é o tipo mais comum de dor de cabeça. Em geral, ela é causada pela falta de sono, estresse e cansaço ou mesmo por alguns problemas que estejam afetando a musculatura do pescoço. Os indivíduos que sofrem com esse tipo de dor de cabeça, comumente apresentam as seguintes manifestações clínicas:

◦Dor de cabeça tipo peso, pressão ou aperto;

◦Dor localizada na testa ou na nuca ou no topo da cabeça;

◦De pequena intensidade;

◦Melhora com a prática de atividade física ou mesmo com o alongamento;

◦A frequência em que aparece a dor varia, conforme o paciente.

•Dor de cabeça em salvas – esse tipo de dor de cabeça ainda não possui uma definição específica. No entanto, quem a manifesta apresenta um quadro clássico descrito da seguinte forma: ◦Dor tipo pontada;

◦Dor de forte intensidade;

◦Geralmente, acomete um lado da cabeça;

◦Pode ocorrer mais de oito vezes por dia;

◦A dor desaparece sozinha;

◦A dor pode acordar a pessoa no meio da noite.

•Enxaqueca – as mulheres são as mais acometidas por esse tipo de dor de cabeça. Em geral, ela é desencadeada pela prática de atividade física ou pela movimentação brusca da cabeça.

Como manifestações clínicas, o indivíduo pode apresentar:

◦Dor de cabeça de leve intensidade;

◦Ânsia de vômitos;

◦Dificuldade em permanecer em locais iluminados;

◦A crise pode durar até 3 dias sem interrupção.

•Dor de cabeça secundária – é manifestada quando a pessoa apresentada alguma doença que manifesta esse quadro álgico.

Como exemplo, podemos citar:

◦Tumores;

◦Meningite;

◦Outras doenças do sistema nervoso central.

•Dor de cabeça desencadeada por problemas de visão – em geral, esse tipo de dor é manifestado como tipo peso e comumente acomete a região dos olhos. Ela é percebida ao final do dia ou após exigir muito da visão, como por exemplo, após ler um livrou ou mexer no computador.

•Dor de cabeça causada pela sinusite – esse tipo de dor geralmente aparece após um quadro de problemas respiratórios que levam a congestionamento do nariz. O quadro Pode vir ou não associado a febre e secreção de coloração esverdeada do nariz ou da tosse.
 
•Dor de cabeça causada pela pressão alta – esse quadro de dor se concentra mais na nuca e merece grande atenção, por poder ser um sinal de acometimento vascular.

A dor de cabeça pode ser manifestada por diversos fatores. Após conhecer as principais causas de dor de cabeça, basta ficar atento às manifestações e buscar atendimento médico diante da persistência do sintoma.

Fonte Mundo das Tribos

Nenhum comentário:

Postar um comentário