Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 25 de agosto de 2012

Anorexia nervosa e bulimia nervosa em adolescentes

Anorexia nervosa e bulimia nervosa afetam principalmente adolescentes e mulheres jovens, ocasionando graves complicações nutricionais, psicológicas, fisiológicas e sociais, além de causar a morte, entre anoréxicas.

Segundo dados recentes do Ministério da Saúde, estima-se que a anorexia nervosa atinja de 0,5 a 1% da população e a bulimia nervosa, 4%, mas há que se levar em conta a subnotificação, é comum que as pessoas neguem ou escondam a doença.

Os transtornos psicológicos originam-se por características de personalidade, fatores genéticos e neurobiológicos, familiares e socioculturais. Os fatores que predispõem o surgimento de qualquer tipo de transtorno são os genéticos e os biológicos, no caso dos transtornos alimentares, a tendência à obesidade. Os fatores que precipitam o problema são as dietas para perder peso e situações como luto, separação, gravidez ou doença. E os que o mantêm são uma soma de estímulos socioculturais, alterações psicológicas, distorção da imagem corporal, em resumo, causas e tentativas de lidar com a questão se autoalimentam num ciclo vicioso.

Os fatores genéticos são importantes, mas não determinantes. Encontram-se casos de transtornos alimentares e outras síndromes, como depressão e abuso de álcool e drogas, em uma mesma família, mas nem todos os membros da mesma os desenvolverão. Os fatores neurobiológicos referem-se a alterações no sistema de neurotransmissão, que regula o comportamento alimentar, o controle do humor, do impulso e da obsessão.

A personalidade engloba temperamento e caráter e define como o indivíduo vai interagir e lidar com desafios e impasses, para o bem ou para o mal. No processo de crescimento das crianças, trata-se de desenvolver autoconfiança, assertividade e habilidades de enfrentar frustrações, aprender a exprimir emoções e sentimentos, ou seja, criar uma estrutura psicológica.

Sem pretender traçar um perfil único para cada transtorno, até porque existem subgrupos diagnósticos, é possível observar características comuns. Quem sofre de anorexia nervosa, de modo geral, apresenta traços de ansiedade, perfeccionismo, obsessividade, tem dificuldade de expressar sentimentos e tendência à introversão e inibição, rigidez e controle excessivo. Já no caso da bulimia nervosa, observa-se incapacidade de controle de impulsos e instabilidade emocional. Em comum, sofrem de baixa autoestima e têm relações sociais comprometidas.

Quanto à influência da família, estudos mostram a importância dos componentes genéticos somados aos fatores ambientais. Em relação aos últimos, nos casos de anorexia, verifica-se dinâmica familiar marcada por superproteção, rigidez extrema e tendência a evitar conflitos; nos casos de bulimia, notam-se desorganização, falta de afeto e de cuidados. Ainda no âmbito familiar, pode haver histórico de abuso sexual, trauma e estímulos negativos.

Os fatores socioculturais representam os conceitos produzidos socialmente, de forma a parecer natural a busca de modelos que garantirão o sucesso e a aprovação do grupo. A ditadura da beleza, como imposição de padrões inalcançáveis para a maioria das pessoas sem visão crítica do que representa o fim da diferença, esconde o interesse financeiro de uma indústria que lucra fortunas muitas vezes vendendo ilusão.

Antes restritos a algumas atividades, como modelos e atletas, os problemas em relação à autoimagem manifestam-se cada vez mais cedo e não discriminam classe social ou profissão. Os transtornos alimentares demandam tratamento multidisciplinar e são um desafio para os profissionais envolvidos, por estarem ligados a depressão, ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e transtornos de personalidade, notadamente o borderline, entre outros.

Mudanças bruscas e oscilantes de comportamento, preocupação excessiva com peso e forma corporal, recusa em se alimentar normalmente ou restrição em relação a determinados alimentos, afastamento de amigos e de atividades antes prazerosas, prática exagerada de exercícios físicos, pesar-se e olhar-se no espelho repetidamente, irritabilidade, agressividade, entre outras atitudes, devem ser motivo de atenção por parte de familiares, amigos e no ambiente escolar.

Fonte Corpo Saun

Nenhum comentário:

Postar um comentário