Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 25 de agosto de 2012

Ginkgo Biloba: uso da semente para diversos tratamentos

Ginkgo biloba 3 Ginkgo   Ginkgo bilobaA árvore ginkgo é uma das espécies mais antigas do mundo. Sua semente é usada há muitos anos pela medicina chinesa tradicional e também pode ser utilizada como alimento, ocasionalmente.

Indicações
O extrato de folhas da árvore ginkgo é utilizado para o tratamento de várias doenças e situações, como asma, bronquite, fadiga e zumbido.
Atualmente, muitas pessoas usam o extrato de folhas da árvore ginkgo com a esperança de melhorar quadros de falta de memória, prevenir e melhorar a doença de Alzheimer e outros tipos de demência, diminuir a dor intermitente nas pernas causada pelo estreitamento das artérias e tratamento de disfunção sexual.

Como é usado
O extrato é retirado da folha da árvore de ginkgo e utilizado para comprimidos, cápsulas e chás. Atualmente, o extrato também é usado em produtos dermatológicos.

O que a ciência diz
Vários estudos sobre a eficiência do ginkgo biloba foram feitos, para diferentes situações. Entre as doenças mais pesquisadas estão: demência, perda de memória, dor nas pernas e zumbido.
 
Um estudo do Centro Nacional para Medicina Alternativa e Complementar (NCCAM-Funded, sigla em inglês) classificou a substância ginkgo EGb-761 ineficaz para reduzir a demência ou doença de Alzheimer. Uma análise mais aprofundada dos dados colhidos neste estudo também classificaram esta substância incapaz de retardar os efeitos do declínio cognitivo, pressão arterial e hipertensão. Neste ensaio clínico, os pesquisadores analisaram mais de 3 mil voluntários, com mais de 75 anos que tomavam cerca de 240 mg diários de ginkgo biloba, por 6 anos.
 
Alguns estudos menores obtiveram resultados mais promissores ao demonstrar que o ginkgo biloba pode ajudar na memória; enquanto outra pesquisa, patrocinada pelo Instituto Nacional do Envelhecimento (EUA), analisou mais de 200 adultos com mais de 60 anos de idade, que tomaram extrato de ginkgo por 6 semanas e não conseguiram nenhuma alteração.
 
Quanto à função de ajudar na dor intermitente das pernas, causada pelo estreitamento das artérias, alguns estudos demonstram que o ginkgo pode melhorar o quadro. Em contrapartida, outros estudos não encontraram resultados significativos.
 
No tratamento para zumbido nos ouvidos, não há pesquisas que comprovem nem descomprovem a eficácia do ginkgo biloba.

Efeitos colaterais e precauções
Os efeitos colaterais do uso de ginkgo podem ser: dor de cabeça, náusea, desconforto gastrointestinal, diarreia, tontura e reações alérgica na pele.
 
Exitem alguns estudos que ligam o uso de ginkgo ao aumento do risco de sangramento em pessoas que utilizam remédios antigoagulantes, tenham distúrbios hemorrágicos ou que tenham cirurgia próxima ao uso.
 
Consulte o médico antes de iniciar o uso de ginkgo biloba.

Fonte Corpo Saun

Nenhum comentário:

Postar um comentário