Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 25 de agosto de 2012

Artrite reumatoide no pé e do tornozelo

Quando as articulações inflamam
Em Portugal perto de 100 mil pessoas sofrem de artrite reumatoide (não confundir com outras formas de artrite, como a osteortrie/artrose), estima-se que esta doença afete cerca de 1,8 milhão de brasileiros, trata-se de uma doença inflamatória crónica que pode limitar os gestos diários dos doentes. O simples acto de abrir uma porta, agarrar numa caneta ou calçar uns sapatos pode ser um suplício para alguns destes indivíduos.

Principais Aspetos da Artrite Reumatoide
•É uma doença inflamatória crónica, de causa ainda desconhecida, envolvendo particularmente as articulações.

•Atinge mais o sexo feminino do que o masculino.

•Inicia-se, frequentemente, entre os 30 e os 40 anos, mas pode ocorrer na terceira idade.

•Não respeita raças nem climas.

• Afeta a capacidade produtiva do indivíduo, a sua vida familiar e social

A doença pode evoluir de três formas, se não for tratada:
•Entrar em remissão - os doentes deixam de ter sintomas;

A grande maioria dos doentes mantém a sintomatologia ao longo do tempo;

Uma pequena parte evolui para formas muito graves, provocando grande incapacidade. Quando a doença evolui sem tratamento ou não responde aos medicamentos, ocorre destruição de cartilagens, ossos, tendões e ligamentos circundantes, conduzindo à destruição das articulações, com a consequente incapacidade permanente;

•Caracteriza-se por provocar dor, principalmente nas articulações das mãos, punhos, cotovelos, joelhos e pés, mas pode afetar qualquer articulação;

•Pode afetar outros órgãos: olhos, coração, pulmões, rins, sistema nervoso periférico;

•A anemia é também um sintoma muito frequente;

•Tem tratamento e deve ser acompanhada por um especialista com experiência no diagnóstico e tratamento, pois não tratada ou descurada pode "atirar" o doente para uma cadeira de rodas;

•Pode manifestar-se por um ou mais episódios e a sintomatologia desaparecer; mas, nalguns doentes, mantém-se ativa durante toda a vida;

•O prognóstico é tanto melhor quanto mais precoce for o diagnóstico e o início do tratamento correto;

•A artrite reumatoide resulta numa reduzida qualidade de vida e numa redução significativa da esperança de vida, estimada entre 3 a 10 anos.

Ideias erradas sobre esta doença
«Nós reumatologistas gostaríamos que os doentes viessem ao médico ainda no início da doença», defende António Vilar, o que antes não acontecia porque havia uma série conceitos errados sobre esta patologia. Hoje os doentes estão mais informados e recorrem mais aos especialistas.
 
Durante muito tempo existiram algumas noções incorretas sobre a artrite reumatoide:
•Pensava-se que o «reumático» era uma doença, mas são mais de 100 patologias diferentes;

•Pensava-se que seria uma doença de velhos, não é, no Instituto Português de Reumatologia existe mesmo uma consulta só para crianças;

•Pensava-se que era causada pela humidade, mas a causa ainda não é conhecida;

•Pensava-se que as doenças reumáticas não tinham remédio, nada mais errado, algumas curam-se outras controlam-se e, sobretudo, tratam-se.

Aproximadamente 90% das pessoas com Artrite Reumatóide desenvolvem eventualmente os sintomas relacionados ao pé ou ao tornozelo. Geralmente, os sintomas aparecem em primeiro lugar nos dedos do pé e nos ante pés, e mais tarde no meio pé ou na parte traseira dos pés (retro pé), e finalmente nos tornozelos. Existem outros tipos de doenças inflamatórias que afetam o pé e o tornozelo como o spondylitis ankylosing, o arthritis psoriatic, e o syndrome de Reiter.

Sintomas
Os sintomas os mais comuns da artrite reumatoide no pé são dor, inchaço, e rigidez. Os sintomas aparecem geralmente em diversas articulações em ambos os pés. Poderá sentir a dor na articulação, na sola ou na polpa do pé. Podem desenvolver-se calos ou joanetes, e os dedos do pé podem começar a curvar endurecer em posições chamadas dedo em garra ou dedo em malha. Se o antepé e o tornozelo forem afetados, os ossos podem-se deslocar nas articulações. Isto pode causar pé raso, tendo por resultado dor e dificuldade em caminhar.

Tratamento
Muitas pessoas com artrite reumatoide podem controlar a doença e a dor com medicação e exercício. Alguns medicamentos, tais como a aspirina ou ibuprofeno, ajudam a controlar a dor. Outros, incluindo o methotrexate, o prednisone, o sulfasalazine, e os compostos do ouro, ajudam a evitar a propagação da doença. Em alguns casos, uma injeção na articulação pode ajudar aliviar o inchaço e a inflamação. Seu doutor pode também prescrever sapatos especiais (ortopédicos). Se seus dedos começarem a endurecer ou ondular, deve procurar sapatos com caixa dos dedos extra espaçosa. Pode também necessitar de um apoio plantar. Em casos mais severos, pode ser necessário a utilização de um dispositivo de suporte ortopédico moldado à medida, bengalas ou muletas. O exercício é muito importante no tratamento da artrite reumatoide. O seu médico ou fisioterapeuta podem recomendar alongamentos e exercícios do movimento.

Opções Cirúrgicas
A cirurgia pode corrigir diversas das deformidades associados com a artrite reumatoide do pé e do tornozelo, tais como joanetes e dedos do pé em malha, . Em muitos casos, entretanto, a opção cirúrgica a mais bem sucedida é imobilização (arthrodesis) da articulação. A imobilização é executada frequentemente no dedo grande do pé, no meio pé, no calcanhar, e no tornozelo. Neste procedimento, a cartilagem comum é removida; em alguns casos, algum do osso adjacente é igualmente removido. Os ossos são presos no lugar com parafusos, placas e pinos ou uma haste através dos ossos. O cirurgião pode então implantar um incerto do osso da anca ou do pé. Eventualmente, os ossos unem-se, criando um osso contínuo. Há uma perda do movimento, mas o pé e o tornozelo remanescem funcionais e geralmente livres de dor. Substituir a articulação do tornozelo com uma articulação artificial é também possível. No entanto, esta é uma técnica cirúrgica relativamente nova. Não se sabendo ainda se será bem sucedida nos joelhos e anca.

Recuperação e reabilitação
O seu médico prescreverá medicação analgésica após a cirurgia.
 
Estão aqui algumas assuntos a ter em consideração como a parte de sua recuperação:
•Peça a amigos ou a família ajuda na preparação de refeições e outras atividades da vida diária.

•Na primeira semana após a cirurgia, mantenha seu pé elevado acima do nível de seu coração tanto quanto possível.

•Faça os exercícios físicos prescritos . Ajudar-lhe-ão a ganhar força, movimento, e a habilidade em caminhar.

•Você não poderá pôr todo seu peso sobre o pé por diversas semanas, e pode necessitar sapatos especiais por vários meses.

•Você poderá recomeçar atividades diárias provavelmente 3 a 4 meses após a cirurgia.

A artrite reumatoide é uma doença progressiva que não tem cura atualmente. No entanto, a medicação, os exercícios, e a cirurgia podem ajudar diminuir os efeitos da doença e podem retardar seu progresso.

Em Resumo:
A artrite reumatoide é um tipo de doença das articulações grave que se apresenta sobre várias formas. Em todas as variantes, provoca inflamação, dor, e rigidez nas articulações afetadas. As pessoas com artrite colocam problemas de acomodação quando a doença evolui para deformidades.

Necessidades em calçado:
Todas estas doenças, quando afetam os pés beneficiam com sapatos com apoio e bom amortecimento e cortes macios, é especialmente recomendável procurar calçado com maior volume disponível, especialmente em caso de deformidades (formas mais largas e altas), como por exemplo o calçado ortopédico, e substituir as palmilhas originais por palmilhas personalizadas. Especialmente adequado será o calçado com perfil tipo balancim de plataforma estável, assim como o calçado com o corte superior expansível tipo "lycra". Fechos em velcro facilitam o calçar e descalçar. Entradas extra espaçosas facilitam o calçar.

Calçado adequado para artrite reumatoide
 
Calçado extraleve com corte expansível, tipo "lycra"
 
 

Meias
Alguns estudos mostraram que as meias desempenham um papel importante no alívio dos pés com artrite reumatoide, nomeadamente as meias com muita felpa, ajudando a distribuir as pressões plantares e o choque dos impactos.
 
Fonte calçadoesportivo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário