Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 25 de agosto de 2012

Pesquisa vê fator emocional associado à obesidade infantil

Ganho de peso em crianças pode estar associado a situações de perda e características de personalidade

O fator emocional deve estar relacionado à obesidade infantil, além dos hábitos alimentares e do estilo de vida.
 
Um estudo de Ana Rosa Gliber do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo revela que o ganho de peso em crianças pode estar associado a situações de perda e características de personalidade.
 
A pesquisa mostra ainda que pode haver a necessidade de psicoterapia no tratamento do problema. Conforme a Agência USP de Notícias, a psicóloga analisou a personalidade de seis crianças que não possuíam transtorno orgânico que justificasse a obesidade. Comer demais, para elas, é uma forma de amenizar o sofrimento e trazer tranquilidade. ?Elas tentam preencher o vazio emocional e lidar com os problemas comendo, pois essa é uma forma de manter algo bom dentro de si. Se você tira isso, ela sente que perdeu algo bom?, diz Ana Rosa.
 
A pesquisadora também observou, em todos os casos, a presença do bullying, ato de intimidação ou agressão, que pode ser psicológica ou física. As seis crianças passavam por situações do tipo, que as levavam ao isolamento, o que agravava ainda mais a questão psicológica que levava à obesidade.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário