Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 7 de agosto de 2012

Bebês nascidos de mães obesas têm menos peso e crescimento mais lento

Filhos de mulheres com excesso de peso também ganharam menos massa gorda, crucial para crescimento e desenvolvimento do cérebro

Crianças nascidas de mulheres com sobrepeso ou obesas ganham menos peso e crescem mais lentamente do que aquelas nascidas de mães com peso normal. A afirmação é de pesquisadores da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos.

Os resultados mostram ainda que bebês de mães com excesso de peso ganharam menos massa gorda, considerada crucial para o crescimento e o desenvolvimento do cérebro.

"Descobrimos que essas crianças não estão crescendo normalmente. Se o que encontramos for comprovado, isso indica que a epidemia de obesidade prejudica as crianças ainda no útero", afirma a pesquisadora Katie Larson Ode.

Ode e seus colegas acreditam que há duas razões por trás do atraso de desenvolvimento dos bebês de mulheres com sobrepeso ou obesas. A primeira diz respeito à inflamação, as células de gordura que normalmente ajudam a suprimir o sistema imunológico aumentam quando um adulto está acima do peso. Os pesquisadores acreditam que este estado no organismo de uma grávida com sobrepeso ou obesidade também pode inflamar o sistema imunológico do feto em desenvolvimento, desviando a energia que iria para o crescimento do bebê.

A segunda causa esta relacionada à forma como os bebês crescem no útero. Uma é através de ácidos graxos livres entregues pela mãe através de um hormônio do crescimento chamado IGF-1. A outra é através de um segundo hormônio de crescimento secretado pela glândula pituitária, no cérebro do bebê.

Os pesquisadores acreditam que os bebês de mães obesas estão recebendo tantos ácidos graxos livres derivados da mãe que o outro fator de crescimento liberado pela glândula pituitária diminui sua produção.

Segundo os pesquisadores, o tamanho da amostra é pequeno e os resultados ainda precisam ser comprovados em uma população maior, bem como as possíveis razões.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário