Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 7 de agosto de 2012

Abimed quer liberação de produtos médicos retidos em seis estados

Materiais estão parados em portos e aeroportos do Estado de São Paulo em consequência da greve dos funcionários. Objetivo é evitar o desabastecimento do setor

A Abimed (Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Equipamentos, Produtos e Suprimentos Médico Hospitalares) impetrou mandado de segurança para liberação de produtos para a saúde parados em portos e aeroportos do Estado de São Paulo em consequência da greve dos funcionários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Nos próximos dias, o mesmo procedimento será adotado para mais cinco estados.

De acordo com a entidade, o objetivo é evitar o desabastecimento do setor e garantir o fornecimento de equipamentos e produtos de saúde para hospitais e clínicas de todo o país. Devido à paralisação, que teve início em 16 de julho, cerca de 800 processos de importação estão parados apenas em São Paulo e as empresas já encontram dificuldades para cumprir os contratos firmados com a rede assistencial do SUS e privada.

Os mandados de segurança envolvem os estados nos quais a situação é mais crítica: Espírito Santo, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. A medida visa garantir também o embarque dos produtos que estão parados nos países de origem à espera de autorização da Anvisa e a submissão de novos pedidos de importação à agência.

O presidente da Abimed, Carlos Goulart, afirma que marca-passos, stents cardíacos, implantes ortopédicos, sondas, equipamentos e acessórios para uso em pacientes em Unidade de Tratamento Intensivo estão entre os produtos à espera de liberação. E alerta que se a situação não for resolvida com urgência, os pacientes serão os principais prejudicados

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário